Fogo-de-artifício das festas de Monção lançado quase um mês depois



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Monção, Viana do Castelo, 05 set (Lusa) - A sessão de fogo-de-artifício que deveria ter sido lançada dia 19 de agosto, durante as festas da Virgem das Dores, em Monção, e que foi cancelada devido ao risco de incêndio, vai realizar-se no dia 15, anunciou a organização.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a comissão responsável pela organização da principal romaria do concelho de Monção, no distrito de Viana do Castelo, explicou que a nova data para o lançamento daquele fogo-de-artifício foi escolhida por ser o dia dedicado a Nossa Senhora das Dores.

A comissão de festas da Virgem das Dores, que decorreram entre 16 a 20 agosto, referiu a decisão foi tomada "após profundo diálogo entre os todos os seus membros".

"Porque nenhuma decisão é perfeita, é aos nossos emigrantes que deixamos uma palavra de carinho, pois, a esta data, muitos deles já estarão de regresso aos seus países de acolhimento", a nota.

Na altura, e face às previsões meteorológicas, que apontavam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal, o Governo, através do Ministro da Administração Interna assinou o despacho que determinou a Declaração da Situação de Alerta para o período compreendido entre os dias 18 e 22 de agosto, para os distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

No âmbito daquela declaração, prevista na Lei de Bases de Proteção Civil, foram implementadas medidas de caráter excecional, como "a proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que possam ter sido emitidas, enquanto vigorar a situação de alerta", indica comunicado da tutela.

No Alto Minho, aquela medida afetou ainda o fogo-de-artifício lançado durante as festas de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo.

O lançamento de fogo-de-artifício é uma das atrações daquela romaria, nomeadamente a Serenata que deveria ter sido lançada da ponte Eiffel no dia 19 de agosto, que, por esse motivo, foi lançada uma semana depois.

 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.