Papa aceitou resignação do bispo de Viseu por motivos de saúde



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Viseu, 21 set (Lusa) – O papa Francisco aceitou o pedido de resignação feito há cerca de quatro meses pelo bispo de Viseu, Ilídio Leandro, que alegou motivos de doença, disse hoje o próprio aos jornalistas.

“Entendo que a diocese merece e precisa de outra pessoa que, com saúde, faça aquilo que eu neste momento não sinto que posso continuar a fazer”, afirmou Ilídio Leandro aos jornalistas, no final da cerimónia do Dia do Município de Viseu.
Ilídio Leandro, de 66 anos, disse que a resposta positiva ao pedido de resignação chegou há cerca de 15 dias.
“Eu tinha pedido já há três anos (a resignação), nessa altura não foi aceite, e pedi de novo há quatro meses”, contou o bispo, que em julho foi submetido a uma operação à tiroide.

O prelado disse que pediu para que a substituição acontecesse “o mais breve possível”.
“Continuo a trabalhar e a viver na diocese de Viseu e a dar tudo o que sou e posso. Desejo que quem venha e quem o papa vá nomear seja capaz de continuar um bom trabalho e de fazer muito mais e melhor do que eu hoje poderia fazer”, afirmou.

Ao intervir na cerimónia do Dia do Município, o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, admitiu ter sido apanhado de surpresa com a resignação.
“Não queria deixar de neste momento lhe prestar uma primeira homenagem e dizer o quão estão gratos os habitantes do concelho por tudo o que tem feito”, frisou o autarca, antes das saudações protocolares.
Ilídio Leandro foi nomeado bispo da Diocese de Viseu a 10 de junho de 2006. A ordenação episcopal e a entrada oficial na diocese aconteceu a 23 de julho do mesmo ano.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.