UE/Presidência: Conselho finaliza aprovação do Mecanismo de Recuperação e Resiliência



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – O Conselho da União Europeia aprovou hoje o regulamento que cria o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, principal pilar do pacote de recuperação da crise provocada pela pandemia, que será assinado na sexta-feira em Bruxelas pelo primeiro-ministro português.

Depois de o Parlamento Europeu ter aprovado o Mecanismo na terça-feira à noite, o visto dos 27 Estados-membros era o passo que faltava para que regulamento seja formalmente assinado, na sexta-feira, e publicado no jornal oficial da UE, a 18 de fevereiro.

O primeiro-ministro, António Costa, em representação do Conselho da UE, vai assinar o regulamento na sexta-feira, em Bruxelas, numa breve cerimónia a ter lugar no Parlamento Europeu, em Bruxelas, às 10:20 locais (09:20 de Lisboa).

Com a publicação no jornal oficial o regulamento entra em vigor e os Estados-membros poderão então começar a submeter oficialmente os seus planos nacionais de recuperação e resiliência para aceder aos fundos, depois de avaliados pela Comissão Europeia e adotados pelo Conselho, atualmente sob presidência portuguesa.

Dotado com 672,5 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos, o Mecanismo de Recuperação e Resiliência é o principal elemento do pacote de recuperação acordado em 2020 pela UE para fazer face à crise social e económica provocada pela pandemia de covid-19, o ‘NextGenerationEU’.

Imediatamente após a aprovação do Parlamento Europeu, António Costa recorreu à rede social Twitter para a saudar "vivamente" e reforçar o apelo no sentido de os Estados-membros apresentarem o mais rapidamente possível os seus planos nacionais.

"Saúdo vivamente a aprovação hoje pelo Parlamento Europeu do regulamento do Mecanismo de Recuperação e Resiliência. Fica aberto o caminho para a sua rápida entrada em vigor, permitindo que os planos nacionais de recuperação sejam apresentados o mais rápido possível", escreveu António Costa.

Na sua mensagem, o primeiro-ministro de Portugal, país que preside ao Conselho da União Europeia até junho, acrescentou que "é urgente pôr em prática uma recuperação justa, verde e digital".

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.