UE/Presidência: MNE acredita que Cimeira UE-Índia, em maio, será presencial



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse hoje acreditar que a Cimeira UE-Índia, agendada para 08 de maio, no Porto, tem condições para decorrer presencialmente, sublinhando a "riqueza" dos temas em debate.

Para Augusto Santos Silva, que intervinha numa audição da comissão parlamentar dos Assuntos Europeus, “não há nenhuma razão para acreditar que [a cimeira UE-Índia] não se possa fazer presencialmente”, pelo que os líderes europeus encontrar-se-ão com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, no Porto, a seguir ao Conselho Europeu informal.

Na semana passada, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, referiu, à Lusa, que o Governo tudo está a fazer para que a Cimeira UE-Índia e a Cimeira Social, esta última também prevista para 08 de maio, no Porto, possam decorrer em formato presencial.

“Estamos a trabalhar na agenda e já é claro que a agenda será rica”, sublinhou o ministro dos Negócios Estrangeiros, acrescentando que na mesma constam já temas relacionados com questões económicas e comerciais, a cooperação digital e a cooperação da conectividade.

Contudo, Santos Silva considera que “tão importante como estas agendas todas é o diálogo político regular entre aquelas que são as duas maiores democracias políticas do mundo, a Índia e a União Europeia”.

“É muito importante para nós que tenhamos relações consolidadas naquela grande região do mundo, não só com Austrália, Nova Zelândia, que são aliados muito próximos, como com o Japão e Coreia, que são aliados muito fortes da UE, como com a China, Índia e sudeste asiático”, sublinhou, acrescentando que agora “é altura de reforçar o relacionamento com a Índia”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros referiu ainda que a presidência portuguesa do Conselho da UE está a preparar “o enriquecimento da agenda entre a União Europeia e a União Africana”, tendo como objetivos muito importantes a conclusão do processo negocial relativo ao acordo pós-Cotonu e a realização de um fórum económico, a 22 e 23 de abril, em Lisboa, tendo em vista o investimento para a transição verde em ambas as regiões.

O acordo pós-Cotonu consiste no novo acordo-quadro das relações entre a União Europeia e 79 países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP) – incluindo 48 países da África Subsariana - para os próximos dez anos.

Um projeto foi assinado a 17 de dezembro, mas subsistem resistências importantes ao texto, em ambos os lados das negociações.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.