Até do Canadá vieram às Vindimas da CUCA!



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Uma autêntica festa, desde o nascer do dia quando começou, até ao anoitecer, quando acabou! Com esse ambiente, assim decorreram as vindimas da Casa da Cuca, freguesia de Moreira de Lima, associadas com entusiasmo e empenho das suas três dezenas de participantes.

Tratou-se duma faina agrícola “à moda antiga, com animação e merenda reforçada “, salientou o patriarca Carlos Amorim. Três gerações familiares, delizes, integraram o grupo, onde para além desses colaboradores se juntaram-se outros convidados: Manuel Ventura, antigo director do Grupo Desportivo de Moreira do Lima, o promotor de vinho Cuca no Canadá, (o empresário Abílio Ribeiro, de férias pela região), e outros mais da vizinhança, como o advogado Manuel Pereira, Presidente do Lions Ponte de Lima, e a reportagem.

De serviço á cozinha, o mano do chefe organizador: José Amorim, residente em Viana do Castelo, juntamente com o arcozelense Manuel Moreira, confecionando um panelão de Feijoada (à Limiana); assim a designamos, pois estava repleta de boa chouriça de carne local, outra dita de sarrabulha, mais componentes cárneas de vaca e de porco, repolho, cenoura, etc. Para harmonizar a iguaria, ainda para deleite do espírito e do estômago, um arroz branco, ou outro com ervilhas e cenourinha!

Ah, e como entreténs de entrada, um salpicão da Serra de Arga, pataniscas de bacalhau…

O manjar rural foi molhado com Loureiro da Cuca, esse néctar medalhado a prata e ouro, agora também presente nas Américas (Canadá), na África (Angola), e está apreciadíssimo na Europa, começando por cá: do Minho ao Algarve, na vizinha Espanha, e seguimos o mapa, com sua disponibilidade na França, Bélgica, Luxemburgo.

Musicalmente, a concertina de Ângelo Reis, que veio de Fornelos, permitiu a existência de cantadores e danças de roda, por vezes interrompidas para uma sobremesa mais light: pão de ló húmido tipo Ovar e caseiro, o café, bagaço, e até o uísque que veio de Toronto.

Entretanto, em jeito de tagarelice, soubemos que o trabalho (cultural) de casa da família Amorim, iniciado há meses, já soma capítulos: o levantamento das Merendas do Vale de Estorãos terá oportunamente uma aula prática, para confirmar as recolhas orais e escritas!

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.