Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O município de Ponte de Lima festejou esta segunda-feira, 4 de Março, 899 anos da sua fundação. Todavia, o programa já começara no Sábado dia 2, com uma arruada de recriação histórica de – D. Teresa Visita Ponte – numa coordenação do GACEL, Grupo Animador e Cultural, com sede na freguesia da Ribeira.
A celebração oficial ocorreu ao anoitecer na Igreja Matriz, com uma conferência do historiador João Cleto sobre o Caminho de Santiago, e discursos. Aqui, destaque para as intervenções de António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação Regional do Norte, elogiando o Passado de Ponte de Lima, realçando o seu desenvolvimento aos 899 anos, e abrindo portas ao Futuro, onde o Turismo, a Gastronomia e a indústria estarão de mãos dadas.
Encerrou o autarca anfitrião, Vasco Ferraz, agradecendo a presença de todos, e os que não se puderam associar “mas para o ano já será feriado municipal o 4 de Março”, pois a vereação e assembleia municipal já o aprovaram.
Com o templo lotado, a Bande de Música de Ponte de Lima encerrou o acto oficial, interpretando o Hino de Ponte de Lima, elaborado em 1978 com música de Amílcar Morais, presente e homenageado na ocasião.
Paralelamente à celebração oficial com as entidades políticas, eclesiais e militares, um congresso durante dois dias com temática predominante da fundação de Ponte de Lima, fez deslocar até nós numerosos académicos do país, com vultuosas comunicações, o que acontece pela primeira vez.
Recorde-se, que a celebração do – Dia de Ponte de Lima – começou há cerca de trinta anos, com o autor então também a cursar período universitário, e juntamente com outros colegas ter organizado o primeiro evento, isto é assinalar a efeméride de forma simples, com intervenções, exposição de trajes folclóricos e pergaminhos ou cartas régias e forais do arquivo municipal. A edição de véspera do nono centenário da fundação da vila mais antiga que Portugal, foi até agora a de programa mais completo, elucidativo e pedagógico, salientemos.