Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Evangelista elogiou o trabalho de investigação e apoio á comunidade desenvolvido pela Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, assim como a recuperação do valioso património onde está instalada.
O prelado congratulou-se com o trabalho académico realizado por aquele estabelecimento de ensino, integrado na rede de politécnicos portugueses, no decorrer da visita que efectuou na passada sexta-feira, 5 do corrente, ao antigo convento ou mosteiro de Santa Maria de Refoios do Lima, desde 1991 instalações da unidade orgânica estudantil no Vale do Lima, frequentada por quase seis centenas e meia de alunos. Acompanhado pelos dois párocos da freguesia, e acolhido pela direcção, as docentes Isabel Vallin e Ana Cristina, D. João Evangelista percorreu durante hora e meia todo o monumento, outrora espaços dos cónegos regrantes de Santo Agostinho, e hoje salas de aula, reprografia, central informática, laboratórios de sanidade animal e vegetal, clínica veterinária, adega experimental (vinho, cerveja e cidra) e biblioteca.
A deslocação terminou na antiga cozinha dos frades entre balanço da visita e singelamente assinalar o Dia de Reis convívio com o respetivo doce, e também os 870 anos do convento, pois foi inaugurado a 10 de Novembro de 1154 com frades provenientes de Tuy, Espanha, evento presidido pelo enviado do Papa, Cardeal Jacinto, mais tarde também Pontífice Celestino III (1191-1198), sepultado na Basílica de S. João Latrão em Roma, por nós visitada há semanas atrás.