4º melhor Cozinheiro de Portugal, deliciou Loures com “Pica no Chão”



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A cidade de Loures, arredores de Lisboa, recebeu no passado domingo, a prova provada do melhor Arroz de frango de cabidela, o popular Pica no Chão, á moda de Vila Verde.

Organização do Grupo Folclórico Verde Minho, com apoio da Câmara Municipal, dez dúzias de comensais participaram no almoço regional.

Na cozinha, a coordenação do Chef Carlos Torres, jovem de 31 anos mas muito experimentado na culinária, pois posicionou-se em quarto lugar no concurso nacional realizado há meses, coadjuvado com mais seis colaboradoras da equipa municipal, prepararam a iguaria ao pormenor.

A escolha dos produtos para garantia de autenticidade começou com o transporte de 35 galos selecionados nas melhores capoeiras vilaverdenses ou quinteiros, o seu habitat natural! Depois, entre caldos, tempêros e demais preparativos, adicionado algum segredo da celebérrima família Torres, há mais de cinquenta anos no mundo da restauração, o ícone do património gastronómico lusitano chegou às mesas…

O guisado com miúdos e partes da ave estava divinal! Assim o ouvimos a vários comensais, entre os anónimos algumas figuras públicas: o eurodeputado em Bruxelas José Manuel Fernandes; a vice-presidente do município de Loures, Sónia Paixão; a presidente de Vila Verde, Júlia Fernandes, o anfitrião Teotónio Gonçalves; o da Junta de Loures e o da Casa de Ponte de Lima, em Lisboa… Nos seus discursos, vários elogios á excelente cabidela, prato que muitos repetiram, adoraram…

Componente da nossa cultura e tradição, a gastronomia nacional tem no Minho e em Vila Verde especial referência! Recordemos, para além do Arroz de Cabidela, o Pudim do Abade de Priscos (Manuel Joaquim Rebelo 1834 – 1930), natural da freguesia de Turiz, e tantas vezes chamado a confecionar banquetes para reis, bispos, políticos, fidalgos …Recordemos, entre outros, o festim na Póvoa de Varzim aquando da visita de D. Luis I a 3 de Outubro de 1887, que a imprensa e vária fidalguia nortenha fez ecoar em páginas escritas, memórias familiares!

Com seis anos de parcerias entre Ponte de Lima e Loures, com colaboração do Clube de Gastronomia da vila da Ribeira Lima, recordemos nomes famosos, do Sarrabulho e do Bacalhau de Cebolada, e agora da Cabidela, que mostraram seus dotes aos lourenses e demais participantes: Fátima Amorim, Goretti Bezerra, Paulo Santos, Diogo Nascimento, Cacilda Quesado e Manuel Viana Martins. Ah, e os colaboradores, geralmente responsáveis pelas entradas, juntamente com os elementos do Grupo Verde Minho: Armando Melo, Filipe Matos, António Sousa e Rui Melo

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.