ALHEIRA DE GALO, DE PONTE DE LIMA “ MELHOR DAS MELHORES “ DE PORTUGAL



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A alheira de galo, produzida pela Minho Fumeiro, na Correlhã, Ponte de Lima, foi considerada a “ melhor das melhores”, por ocasião do concurso na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém.

Aquele enchido tradicional da culinária portuguesa, classificou-se em primeiro lugar, obtendo a medalha de ouro, tal como as duas congéneres, (também produzidas pela empresa Pontelimense ), mas alheiras de caça e de vitela.

Mas, voltemos à “raínha” das três variedades; o produto regional é produzido com baixo teor de sal e calorias, apenas 13 gramas de gordura e 14 g de proteína, com uma produção limitada, no presente ano de 2017 a 70.000 alheiras.

Para Paulino Rocha, Director Geral da Minho Fumeiro, a alheira de galo é “ genuína, tradicional, e como tal, muito procurada”. Para atingir a qualidade e sabor pretendidos, a iguaria tem ainda alguns segredos para o seu fabrico, desde o pão amolecido no caldo da cozedura das carnes de galo sem gordura e temperos.

Quando á origem dos empreendedores dos produtos alimentares ora premiados e outros, eles lançaram-se em 1993, tendo obtido a certificação de qualidade em 2005, exportando parte da sua produção para a Europa e mais longe, países como: Espanha, França, Luxemburgo, Andorra, Reino Unido, Rússia, Brasil e Angola.

Da produção de “ alta qualidade dos fumados” da conhecida empresa de Ponte de Lima, já se ocuparam alguns especialistas internacionais, como Greg Richards, docente da Universidade de Tilburg, Holanda, e Presidente do Instituto de Gastronomia, Artes, Cultura e Turismo, de Barcelona, no seu livro Tourism and Gastronomy, editado em Londres em 2002), que integrou o júri que classificou a Catalunha (Espanha) e Minho (Portugal) como destinos gastronómicos europeus no ano findo de 2016.

Ainda a salientar, que a novidade do produto gastronómico surgido em Ponte de Lima, vem colocar este concelho a par de outros, tradicionalmente salientados no sector, como Mirandela, Vinhais e Barroso – Montalegre.

Para abrir o apetite de alguns, podemos adiantar que a alheira de galo, poderá brevemente ser degustada no Café – Restaurante Portugal, em Bruxelas, uma referência lusitana nos paladares lusitanos na Bélgica.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.