Até da Suíça vieram ao Sarrabulho a Vandoeuvre-Les-Nancy!



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Um prato típico português, Pontelimense, o Arroz de Sarrabulho, reuniu no jantar do  Sábado, 29 de Outubro, quatro centenas de apreciadores no salão de festas da cidade francesa de Vandoeuvre-Les-Nancy, a uma centena de quilómetros do Luxemburgo.

A Associação Franco Portuguesa (AFP) da localidade geminada com Ponte de Lima, proporcionou aos seus membros e demais interessados, um convívio de faca e garfo, genuinamente da ruralidade minhota. Tudo teve transmissão em directo, da Rádio Ondas da Cabreira, Vieira do Minho.

Para a confecção da iguaria, deslocaram-se de Portugal elementos do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, sob a batuta do Chef Paulo Santos, da Casa de S. Sebastião, do gerente de sala do restaurante Fátima Amorim, e também Ajudante de cozinha, Filipe Matos, outros colaboradores e equipa reforçada localmente com elementos da  comunidade emigrante, para outras tarefas de cozinha e logística.

Em jeito de balanço, anotemos: um regalo para os anfitriões; um êxito para a organização, nomeadamente o Presidente Manuel Vilela e o Tesoureiro João Costa, além da Ronda Típica de Vandoeuvre, que foi responsável pelo serviço de mesa.

A animação estava garantida, pois no palco estiveram durante duas horas, o - Grupo Nova Era – de Vandoeuvre, mas na sua maior parte constituído por naturais e oriundos da freguesia limiana de Vitorino dos Piães e o cantor Sérgio Rossi, que se deslocou propositadamente de Lisboa. O artista, sobrinho da conhecida Ágata, que integrou as – Doce – grupo que fez furor nos anos noventa do século passado, ficou amante do Sarrabulho de Ponte de Lima, e salientou o desejo de vir conhecê-lo na sua origem! Todavia, a data não ficou acordada com o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, pois o cantor tem uma agenda repleta nos próximos tempos, com actuações em Portugal, Suíça e Estados Unidos da América.

Mas, quanto a presenças no convívio, os comensais eram geograficamente dispersos, entre origens e locais de trabalho, como emigrantes. Assim, os de mais longe, um grupo proveniente de Lausanne, na Suíça, percorreram 800 kms, originários dos municípios de Ponte de Lima e Vila Verde! Mas, pelas mesas, a saudade da terrinha presente, manifestava-se em naturais de outros concelhos: Monção, Cerveira, Viana do Castelo, Braga, Guimarães, Porto… E, gastos para o Sarrabulho à moda de Ponte de Lima ? Um resumo: 32 kgs de arroz, outros de acompamnhantes das miudezas (belouras, tripa de farinha e chouriça sanguínea); 1200 pastéis de bacalhau e rissóis de camarão e de carne, e 8 kgs paios e chouriças, para entradas; 40 kgs de produtos cárneos para desfiar para o arroz e/ou produzir rojões, etc, e acima de tudo: boa disposição para trabalhar e qualidade no produto final!

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.