
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
No âmbito da realização das Feiras do Petisco e do Loureiro, as cidades – irmãs de Ponte de Lima confraternizaram com o nosso Clube de Gastronomia. Foi um reatar presencial de amizades após interrupção pela pandemia, para agendar o regresso à promoção da nossa gastronomia, liderada pelo Arroz de Sarrabulho, Bacalhau de Cebolada e vinhos.
O encontro teve lugar nos espaços de exposição dos produtores vínicos da Cuca e Vil´ Antiga, parceiros do grupo promotor do que há de melhor em Ponte de Lima, no sector da restauração típica, recordemos nosso objectivo principal do Clube.
Assim, tivemos o prazer de reunir respostas positivas ao convite que endereçamos: presidente e tesoureiro da Associação Luso – Francesa de Vandoeuvre – Les Nancy, localidade a uma centena de quilómetros do Luxemburgo, no noroeste de França, acompanhados do Presidente do Comité de Geminação desse município, Ângelo Viana. Dos arredores de Paris, acolhemos a vereadora de Drancy, Odete Mendes e marido Carlos, presidente da Associação local (ADAP), com elevada cooperação há anos com o Clube de Gastronomia; de Orléans, Chalette – Sur – Loing, também geminada com o concelho limiano, Margarida Ribeiro, presidente da Ronda Típica local, fundada em 1980 e marido. A assembleia, integrou ainda a directora do Arquivo Municipal e do Centro Interpretação Vinho Verde, Cristiana Freitas; Paulo Pimenta, técnico da Área Protegida das Lagoas, e parceiros do Clube: presidente do Lions Ponte de Lima, Manuel Pereia; o sargento da GNR/BT João Barbosa, os produtores dos néctares loureiros e do salpicão do cachaço e chouriça de carne, respectivamente família Amorim, de Moreira do Lima, irmãos Pereira Lima da Correlhã, e Carlos Pimenta (Avô Chouriças), da Ribeira.
No decorrer da tertúlia, todos os convidados estrangeiros encontraram-se também com o executivo municipal e o vice-Presidente de Lisboa, em férias, Filipe Anacoreta Correia; Presidentes de Junta da Correlhã, Feitosa, Fornelos, Facha, Vitorino das Donas; Director da Feira do Cavalo, Filipe Pimenta, o Presidente da Fundação Equestre Portuguesa Bruno Pinto Rente, o da Associação de Folclore de Ponte de Lima, António rebelo, entre outros.
Já a noite ia longa, quando houve tempo da objectiva de J. Costa Lima registar a presença dos sobrantes deste Encontro das Cidades Irmãs de Ponte de Lima 2022. (foto). E, sobre petiscos apreciados, a tarefa foi entregue a quem veio da Suíça: o jovem cozinheiro João Pedro Coelho, do Hotel de Ville de Crissier, Lausanne, e a namorada Andreia, chefe de sala no mesmo restaurante, classificado em 2016 “o melhor do mundo” com suas 3 estrelas Michelin! Nas mesas, escolhas diversificadas: Folar Limiano, enchidos da MinhoFumeiro e Avô cantigas; salgados e doces, dos parceiros do Clube, restaurantes Sabores do Lima e Sonho do Capitão, e confeitaria Havaneza. E, de repetente eis que surgiu um Pica no Chão, confecionado com material de capoeiros da Correlhã, a rematar a festa! Para o ano haverá mais!!!
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades