Cidades – Irmãs de Ponte de Lima confraternizaram com Clube de Gastronomia



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


No âmbito da realização das Feiras do Petisco e do Loureiro, as cidades – irmãs de Ponte de Lima confraternizaram com o nosso Clube de Gastronomia. Foi um reatar presencial de amizades após interrupção pela pandemia, para agendar o regresso à promoção da nossa gastronomia, liderada pelo Arroz de Sarrabulho, Bacalhau de Cebolada e vinhos.

O encontro teve lugar nos espaços de exposição dos produtores vínicos da Cuca e Vil´ Antiga, parceiros do grupo promotor do que há de melhor em Ponte de Lima, no sector da restauração típica, recordemos nosso objectivo principal do Clube.

Assim, tivemos o prazer de reunir respostas positivas ao convite que endereçamos:  presidente e tesoureiro da Associação Luso – Francesa de Vandoeuvre – Les Nancy, localidade a uma centena de quilómetros do Luxemburgo, no noroeste de França, acompanhados do Presidente do Comité de Geminação desse município, Ângelo Viana. Dos arredores de Paris, acolhemos a vereadora de Drancy, Odete Mendes e marido Carlos, presidente da Associação local (ADAP), com elevada cooperação há anos com o Clube de Gastronomia; de Orléans, Chalette – Sur – Loing, também geminada com o concelho limiano, Margarida Ribeiro, presidente da Ronda Típica local, fundada em 1980 e marido. A assembleia, integrou ainda a directora do Arquivo Municipal e do Centro Interpretação Vinho Verde, Cristiana Freitas; Paulo Pimenta, técnico da Área Protegida das Lagoas, e parceiros do Clube: presidente do Lions Ponte de Lima, Manuel Pereia; o sargento da GNR/BT João Barbosa, os produtores dos néctares loureiros e do salpicão do cachaço e chouriça de carne, respectivamente família Amorim, de Moreira do Lima, irmãos Pereira Lima da Correlhã, e Carlos Pimenta (Avô Chouriças), da Ribeira.

No decorrer da tertúlia, todos os convidados estrangeiros encontraram-se também com o executivo municipal e o vice-Presidente de Lisboa, em férias, Filipe Anacoreta Correia; Presidentes de Junta da Correlhã, Feitosa, Fornelos, Facha, Vitorino das Donas; Director da Feira do Cavalo, Filipe Pimenta, o Presidente da Fundação Equestre Portuguesa Bruno Pinto Rente, o da Associação de Folclore de Ponte de Lima, António rebelo, entre outros.

Já a noite ia longa, quando houve tempo da objectiva de J. Costa Lima registar a presença dos sobrantes deste Encontro das Cidades Irmãs de Ponte de Lima 2022. (foto). E, sobre petiscos apreciados, a tarefa foi entregue a quem veio da Suíça: o jovem cozinheiro João Pedro Coelho, do Hotel de Ville de Crissier, Lausanne, e a namorada Andreia, chefe de sala no mesmo restaurante, classificado em 2016 “o melhor do mundo” com suas 3 estrelas Michelin! Nas mesas, escolhas diversificadas: Folar Limiano, enchidos da MinhoFumeiro e Avô cantigas; salgados e doces, dos parceiros do Clube, restaurantes Sabores do Lima e Sonho do Capitão, e confeitaria Havaneza. E, de repetente eis que surgiu um Pica no Chão, confecionado com material de capoeiros da Correlhã, a rematar a festa! Para o ano haverá mais!!!

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.