Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, programa actividades



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Constituído num encontro realizado na Casa de S. Sebastião em S. Pedro de Arcos em Julho do ano passado, o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, vai reunir oportunamente para calendarizar actividades no país e estrangeiro.

O Sarrabulho à moda de Ponte de Lima e o Bacalhau de Cebolada continuarão a ser os pratos líder das promoções gastronómicas do concelho, a par de outras solicitações de colaboração de municípios vizinhos, designadamente Viana do Castelo e Ponte da Barca.

Também os vinhos continuarão nas campanhas de comeres tradicionais da região, designadamente os Loureiros e Vinhão, da Casa da Cuca, em Moreira do Lima; o Vila Antiga, da Correlhã, e os da Cooperativa local. Na área de doces e salgados, elenquemos, os das pastelarias, Havaneza, no centro da vila, e a Doce Encontro e Casa do Folar Limiano, na Feitosa, além dos enchidos MinhoFumeiro, da Correlhã, recorde-se.

Em cerca de cinco anos de eventos, o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, sucedâneo dum grupo de cozinheiro(a)s e proprietários de restaurantes permitiu que mais de 5500 comensais provassem e/ou divulgassem o Sarrabulho á moda de Ponte de Lima, em Portugal, Espanha, França, Bélgica e Luxemburgo. Quanto a apoios há a salientar os eurodeputados José Inácio Faria, José Manuel Fernandes e Nuno Melo, para além do Restaurante Portugal e da embaixada de Portugal em Bruxelas, principal destino  institucional dos membros do grupo. Entre Chefs, cozinheiros e colaboradores, elenquem-se: o Estrela Michelin, António Loureiro, de Guimarães; o austríaco Thomas Egger, estabelecido em Tabuaço, mas com actividade anual na Áustria, Alemanha e Hungria; de Ponte de Lima: Paulo Santos (Casa de S. Sebastião), Fátima Amorim, Cassilda Quesado (Solar do Taberneiro), Maria do Céu Gomes (Cozinha Velha), Goretti Bezerra (Sonho do Capitão); das vizinhanças, os Chefs Fernando Torres (Vila Verde) e filho, Carlos, do Elebê (Porto e Póvoa do Varzim) Manuel Viana Martins (também um internacional, e Formador de cozinha da escola Epralima, Arcos de Valdevez); Diogo Nascimento, do Hotel do Prado (Melgaço), além da colaboração de outros, locais: o engenheiro Rui Melo (fins de semana, disponíveis), Iva Lima (idem) e os restaurantes, Sabores do Lima, A Carvalheira e The Best Of Portugal (Feitosa, Centro Equestre Vale do Lima). O Clube tem ainda um representante mais longe: o Limiano João Pedro Coelho, cozinheiro no Melhor Restaurante do mundo em 2016, e actualmente no terceiro lugar, segundo o guia francês La Liste: o Hotel de Ville, Crissier, Lausanne, Suíça.

            Portanto Outono e Inverno, caso a pandemia desça para valores mais felizes, eis o regresso de eventos vários, nacionais e internacionais dum grupo de amigos admiradores da boa cozinha regional portuguesa!

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.