Clube Gastronomia Ponte de Lima, com actividades até Agosto



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, constituído por um grupo de amigos e parceiros de promoção de produtos portugueses, afincadamente da região limiana, no país e estrangeiro, realizou mais um de seus eventos mensais.

Assim, no Ti Álvaro, dezena e meia de participantes tomaram conhecimento do Plano de Actividades do Clube para os próximos oito meses. Entre vários eventos, de degustação exclusiva ou colaboração gastronómica a outros, há agendamentos e temáticas diversificadas. Os locais de realização, de presença física ou de apoio, repartem-se por Portugal, Espanha, Bélgica, França, Suíça e talvez novos destinos!

A exposição António Feijó 1859/1917, elaborada com a Universidade de Estocolmo/Suécia, depois de Bruxelas, será apresentada em Paris, na cidade de Drancy; paralelamente, decorrerá uma palestra evocativa do poeta e diplomata, seguindo-se o Arroz de Sarrabulho com três centenas de participantes. Uma recordação em Bruxelas, do trajecto do atleta Nuno Barros, natural da Correlhã, primeiro campeão do mundo e da Europa em canoagem, envolvendo a Confraria dos Vinhos de Portugal e a Casa do Benfica, será a actividade seguinte. Depois a vez de Norton de Matos (1867-1955), e a sua participação na I Guerra Mundial como ministro da tutela e o recrutamento em Ponte de Lima, integrará uma homenagem também prevista para a Bélgica, com anuência do embaixador, cônsules de Portugal e Luxemburgo, autarcas e entidades militares e comunidade lusitana; os talentos como Abade Versejador que foi José António Vieira Leitão (Ribeira 1864-Santa Comba 1934), com seus poemas manuscritos, inéditos, onde o cabrito e o bacalhau são motivo literário, suscitarão uma tertúlia; uma Prova de Vinhos da Ribeira Lima e outros acepipes do receituário endógeno local, terá lugar em França ou Bélgica; a participação na grande feira de produtos agropecuários O Melhor de Portugal, igualmente na capital europeia, é outra aposta do Clube de Gastronomia, com participação de excursões de países vizinhos, principalmente dos Países Baixos (Holanda) , Alemanha e Luxemburgo; uma apresentação de vinhos medalhados, Limianos, em Lausanne, Suíça também foi agendada; a calendarização fecha em Agosto em Ponte de Lima, com cinco centenas de luso-emigrantes num convívio de delícias do Sarrabulho e rojões á minhota.

Mas, no encontro de Sábado, também o parceiro e investigador Miguel Ayres de Campos- Tovar, dissertou sobre Vinhedos em 1786; foi o explanar sobre um documento de 1786 do arquivo da sua Casa Grande de Sá, na gestão do diplomata e governante Conde de Ponte da Barca (1754-1817), enunciando as castas produtivas localmente: espadeiro, caínho preto, bastardo, doçal e locaio. As conversas foram amenizadas com produções Maxus do parceiro Manuel Machado: o Rosé e o Branco seco, acompanhados dumas coisinhas de alheira, leitão e bacalhau.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.