Paredes de Coura recria receitas antigas da fidalguia



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O município de Paredes de Coura apresentou na tarde de Sábado, 26 do corrente, uma publicação alusiva a antigas receitas da Casa do Outeiro em Agualonga, antiga propriedade da Viscondessa do Peso de Melgaço (1863-1946), hoje do município.

Com a Casa do Conhecimento lotada, o autarca anfitrião, Vítor Paulo Pereira, congratulou-se pelo interesse motivado pelo tema e autore, Sandra Fernandes Morais, numa investigação tutelada pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pioneira em Portugal em estudos Pós - Licenciatura na área da gastronomia, sublinhe-se. O Presidente courense, salientou o estudo dos três caderninhos do arquivo familiar dos Antas Bacelar, com a “descoberta e variedade de aromas e sabores, um saber mais sobre a alimentação duma casa rica “, futura Pousada Rural.

Com um total de 140 receitas, o estudo ora dado á estampa reproduz cardápios variados onde doces, carnes, peixes e mariscos, eram prática culinária daquela vasta casa senhorial do Alto Minho. Algumas das sugestões cozinhadas foram decerto também saboreadas por Ponte de Lima, pois o cunhado da Viscondessa melgacense, Tomás, casado com a irmã, D. Isabel Maria, residiam na demolida Casa Grande de Santa Comba, arredores da sede do concelho.

Agora, com o livro Cadernos da Casa do Outeiro. Um Receituário Senhorial de Paredes de Coura, é possível conhecer o que se comia entre cem a cinquenta anos atrás, no concelho e região! Os doces ocupam uma longa lista, parte dos quais foram degustados no final da cerimónia, no decorrer dum Chá (ou Café) Aristocrático, facultado pelo Presidente e a autora no Museu Regional. Aqui, foram recriadas algumas receitas registadas no livro: preto, Pão de Ló, suspiros, sonhos, massapães, broinhas de amêndoa, queques, sequilhos…

Agradecemos o convite em nome do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, associado com os colegas Armando Melo e António Sousa, cujo grupo de admiradores pelo Passado e seus comêres, foi completado pelos amigos: o gastrónomo valenciano João Guterres; os genealogistas Miguel Ayres de Campos, também perito em arte medieval, que reparte sua residência entre Londres e Portugal e José Reis, de Braga; José Aníbal Marinho, Presidente da Real Associação de Viana do Castelo, e o autor de livros sobre temática de expropriações e direito da propriedade, Luís Alvarez, com residência em terras courenses. Em jeito de balanço, o edil Vítor Pereira, convidou o grupo a visitar os Paços do Concelho, alargado aos descendentes dos Viscondes da Casa do Outeiro, residentes em Santo Tirso. No seu gabinete, o Presidente detalhou o projecto em curso para o solar de Agualonga e apresentou vários móveis da casa, já recuperados pela autarquia com gosto e saber de artista escolhido!

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.