Picadeiro de Ponte de Lima “apresenta” 9 Tapas ou Entradas!



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Projecto concebido pelo jovem casal Sónia, que do Brasil se fixou em Ponte de Lima, e o conterrâneo Luís Gomes, eis uma novidade, quão recente no panorama da restauração no concelho e Entre Minho e Cávado.

Com recurso a alguns ensaios, leituras apropriadas e sabores de salgados, doces, legumes, lacticínios e segredos eis o sucesso: uma panóplia de 9 tapas, entradas ou aperitivos na voz corrente nacional! Os estudos permitem concluir tratar- se também de sugestões originárias da cozinha internacional, mormente europeia, dominicana e brasileira, ou, da ciccethi, de Veneza, ou antepasto, da Itália, ou a botana, do México, ou o bocas, da Costa Rica, ou tira – gosto, ou entretém, enquanto se aguarda pela selecção principal do cardápio! A patroa Sónia, é também a garde – manger da casa, isto é, a responsável principal pelos acepipes de recepção, nomeadamente frios, seus detalhes, ingredientes e textura.

Se tem vontade de participar desse momento social à mesa na companhia de familiares ou amigos, inicie então por essas pequenas porções de comidas (algumas grandes), no Centro Equestre do Vale do Lima, o popular Picadeiro, na freguesia da Feitosa. Na entrada de Ponte de Lima. Os proprietários, definindo como público – alvo o turismo nacional e estrangeiro, designaram o acolhedor espaço comercial The Best Of Portugal (O Melhor de Portugal), também, afincadamente da região minhota, Limiana, acrescentamos nós!

Começemos a elencar o mix de escolhas do campo, do mar, da capoeira e outros locais de recolha das prodigiosas iguarias: um queijo Brié, francês, aquecido e acompanhado de molho de mel, azeite e algo mais; uma tábua de queijos do continente, Açores, Espanha e França, completada com tostas de salmão fumado, anchovas, azeitonas, paio e chourição; pimentos Padron, grelhados; bolinhas de bacalhau com molho cocktail e whisky; polvo á galega; mexilhão “ à marinheiro”; asinhas de frango fritas com molho especial; gambas grelhadas;  pica pollo (franguinho) à República Dominicana.

Eis então, o momento da escolha do prato principal: posta e costeletão de carne minhota, grelhadas, acompanhando batatas fritas, arroz seco e salada variada.

Para molhar o antes e o depois, o somelier Luís apresenta a sua enoteca: do Minho ao Alentejo, e da vizinha Espanha, castas e variedades não faltam, e preços oscilam desde a nota pequena, a mais de um salário mínimo nacional, pois recebeu recentemente aquela raríssima garrafinha colheita do Douro de 2011…

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.