SARRABULHO DE PONTE DE LIMA VENCE (Outra Vez) PRÉMIO REGIÕES



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O Sarrabulho à moda de Ponte de Lima (este é seu nome oficial, pois é mais farto, completo e registado assim nos estatutos de fundação da Confraria gastronómica em 25 de janeiro 2006), foi o vencedor do prémio Regiões, na área de gastronomia, anunciou a organização com sede em Lisboa.

Trata-se de um estudo de marcas, produtos, serviços de relevo, entre outros indicadores, efectuado por uma empresa, onde os Testes de experimentação e Inquéritos, são a base para a conclusão.

Ponte de Lima obtém assim pelo segundo ano consecutivo esse galardão para a sua iguaria que desde 1860 entrou no circuito comercial, aperfeiçoado a partir de um prato do mundo rural, designadamente na casa de agricultor abastado, recorde-se.

Depois de em 2019 a amostra representativa do Prémio Regiões ter reunido pareceres de 222.900 pessoas, este ano a cifra subiu a 313.450 indivíduos, informou a AICEP (Associação Internacional do Comércio Externo de Portugal) em comunicado. Esta entidade regozija-se com o prémio atribuído ao manjar limiano, incluindo-o assim em “o melhor das regiões do país “.

No estudo de mercado ora tornado público, há a elencar algumas das etapas para avaliar o arroz de Sarrabulho. Foi o caso de deslocações do cliente mistério a restaurantes, e os cinco critérios principais de avaliação: satisfação pela experiência, relação preço – qualidade, intenção de compra ou recomendação e a confiança na marca e inovação.

O concelho de Ponte de Lima continua assim a possuir uma marca identitária na sua gastronomia, entre o que de melhor existe em Portugal.

Aproveitamos registar todo um trabalho de promoção do Arroz de Sarrabulho, por parte da autarquia, confraria gastronómica e os restaurantes. Neste último veículo promotor, salientemos o trabalho que desde há mais de sete anos alguns proprietários de unidades de restauração e cozinheiros realizam na confecção do prato em Portugal, Espanha, França, Bélgica, onde até luso – portugueses de países vizinhos se associam, designadamente Luxemburgo, Holanda e Suíça. E agora então os nomes desses intervenientes na missão gastronómica: Casa de S. Sebastião (S. Pedro de Arcos), Restaurantes Fátima Amorim e Sonho do Capitão (Correlhã); Solar do Taberneiro e Sabores do Lima (Ponte de Lima), Cozinha Velha (Arcozelo), e os produtores de vinho Casa da Cuca (Moreira de Lima), Vila Antiga (Correlhã), Aromas 4U (Arcozelo) e Adega Cooperativa, para além dos enchidos e fumados da MinhoFumeiro (Correlhã) e o Folar Limiano (Bôla de enchidos) e Folhadão de Alheira de Galo, da Doce Encontro, duas pastelarias da Feitosa. Recentemente, integraram-se no grupo de promoção internacional o Chef Manuel Viana Martins, (autor de várias receitas do Alto Minho), o melhor Cozinheiro Jovem de Portugal 2019 André Rodrigues, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo,  e o colaborador de Estrela Michelin, Diogo Nascimento, da Taberna da Benda, Arcos de Valdevez.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.