SARRABULHO VENCEDOR (2ª Vez) PRÉMIO REGIÕES DE PORTUGAL



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O Arroz de Sarrabulho ou Sarrabulho de Ponte de Lima, foi o vencedor pela segunda vez, em três edições do concurso, do Prémio Regiões.

O selo ora atribuído garante que a marca foi testada e avaliada, agora perante mais cem mil participantes que na edição anterior, pois em 2019 participaram 222.900 indivíduos para análise de 740 marcas; desta vez, o somatório atingiu 346 mil votantes para se pronunciarem sobre 990 símbolos ou produtos a ele associados das quais 125 saíram vencedores! As informações recolhidas foram tratadas pela Metadados, uma empresa parceira de estudos de mercado.

De acordo com a organização “… em Ponte de Lima falar de Sarrabulho é falar de tradição … identidade e uma festa gastronómica”.

Com o prato típico da nossa terra concorreram também ao galardão outros mais, designadamente: Bacalhau á Braga (Narcisa), Cataplana do Algarve, Cabrito Estonado (Oleiros, Castelo Branco), Leitão á Bairrada e Posta à Mirandesa (Miranda do Douro).

Os critérios de avaliação basearam-se numa tabela SPICI (Satisfação, Preço/Qualidade, Intenção / Recomendação, Confiança na marca e Inovação), com percentagens em cada uns dos itens submetidos a sufrágio.

O Prémio Regiões é elaborado por uma empresa privada de Lisboa, e avalia o melhor das 20 regiões: 18 distritos e as regiões autónomas de Açores e Madeira. Na arte e cultura, gastronomia, recursos naturais outros emblemáticos regionais.

Desde há uma meia dúzia de anos que o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima promove no país e Europa o Arroz de Sarrabulho. Entre os locais desses convívios e parceiros, é de recordar o Município de Loures/ Grupo Folclórico Verde Minho e as metrópoles de Bruxelas, Nancy e Paris (Drancy e Saint Cyr L´ École), para além de representações da Alemanha, Luxemburgo e Suíça, com destaque para a comunidade luso – portuguesa.

Integram esse grupo, proprietários e cozinheiras de restaurantes (Casa de S. Sebastião, Cozinha Velha, Fátima Amorim, Sabores do Lima, Solar do Taberneiro e Sonho do Capitão. Como parceiros produtores, acrescentem-se os enchidos da MinhoFumeiro (Correlhã), e os vinhos da Cooperativa local e da Casa da Cuca (Moreira de Lima) e Vila Antiga (Correlhã). A pandemia interrompeu o ciclo anual em 2020, mas talvez seja retomada a promoção internacional no Inverno próximo.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.