Valença apresenta Bacalhau à S. Teotónio em Bruxelas (Café Portugal)



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O município de Valença apresenta na próxima quarta – feira, 18 de Maio, pelas 19,30 h o prato típico do concelho, em Bruxelas.

Trata-se do Bacalhau à S. Teotónio, uma iguaria que celebra sessenta anos, pois foi concebida pelo Chef Pinto em 1962, oriundo de Oliveira do Douro, responsável da cozinha da então inaugurada Pousada designada com o nome do primeiro Santo português, e natural da freguesia valenciana de Ganfei.

Considerado um ícone do património gastronómico regional, o manjar será apresentado no Café Restaurante Portugal, na capital europeia, com presença do edil anfitrião, José Manuel Carpinteira.

Para confecionar o cardápio de excelência, desloca-se á Bélgica a Chef Amaya Guterres, uma referência na culinária altominhota, especialmente na sua cidade de Valença.

A sua vida foi desde sempre dedicada ao mundo da gastronomia, destacando-se a frequência das Escolas de Hotelaria e Turismo do Porto, curso de Cozinha e Pastelaria, seguindo depois para a Superior de Cozinha Francesa Ferrandi. Aqui, em Paris, Amaya formou-se em Organização de Eventos e Catering.

Estagiou por França e Espanha, e regressada a Portugal ingressou na Solinca Catering, do Porto.

O desejo de ensinar e promover a sua arte, afincadamente recolhas em velhos receituários, actualizando - os, obrigou- a dividir seu tempo enquanto formadora da EPRAMI (Escola profissional do Alto Minho) e a sua Quinta do Prazo, á margem do Minho e da antiga fronteira espanhola. O seu empenho valeu – lhe a atribuição do Garfo de Ouro ao restaurante que dirige atribuído pelo Guia Boa Cama Boa Mesa, editado pelo semanário Expresso.

O Bacalhau à S. Teotónio, consta de um lombo ou posta do dito, coberto de maionese, acompanhado de batatas torneadas em forma de barril, cebola e alhos cortados em dados ou aos quadradinhos, e outros segredos. Depois de tudo ir ao forno, segue-se o  empratamento com uma decoração diversa, onde azeitonas pretas, tiras de pimento marron, laranjas cortadas aos gomos e salsa, compõem a assadeira.

Esta é a receita – padrão, apresentada no workshop recentemente realizado pela Chef Amaya Guterres, em colaboração com a vereadora do Turismo, Ana Paula Xavier.

As inscrições para degustar a especialidade valenciana, devem ser efectuadas para o(s) – 02  649 41 19 ou 0484  10 20 27, contactos do Café Restaurante Portugal.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.