Vila Verde tem o 4º Melhor Cozinheiro de Portugal!



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Nasceu em Ponte S. Vicente, concelho de Vila Verde, há trinta anos, numa família dedicada á gastronomia há mais de meio século, com presenças e prémios nacionais e internacionais, com gosto no que fazem e divulgam. Carlos Torres, segue a linha genealógica nesse património imaterial, onde confecionar boa comida, regional e internacional, é a sua actividade profissional. Depois de Vila Verde, o grupo empresarial da família estabeleceu-se por Braga, Porto e Póvoa de Varzim.

Jovem, dinâmico, o Chef Carlos Torres alistara-se há meses no concurso nacional de Cozinheiro Chefe do Ano (CCA), promovido pela Inter Magazine desde 1989, com apoio do Turismo de Portugal, Escolas de Turismo e Prochef.

O candidato do Baixo Minho venceu as provas das etapas regionais, obtendo então, já um honroso 6º lugar na classificação geral; mas, com ambição e empenho, preparou-se para a Final Nacional que durou seis horas e decorreu nas caves da Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia.

Carlos, foi assim ao palco nacional da gastronomia, ao lado de Chefs de reputados hotéis e de restaurantes citadinos, subindo ao 4º lugar; o elenco do país passa agora a incluir a culinária da família Torres, o herdeiro Carlos, que com o mano Pedro, dirigem os espaços éLeBê no litoral nortenho.

E, que pratos em análise, perguntarão os leitores? Ora, sem segredo algum, o Chef Carlos Torres, apresentou – nos o cardápio elaborado para as provas em que participou: creme leve de legumes frescos e ameijoa do Algarve; Bacalhau confitado em companhia de carabineiro e espuma de camarão e Cabritinho assado no forno. Na sobremesa, uma referência á quadra natalícia e receita caseira: rabanadas á dona Augusta.

Em nome pessoal e do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, os nossos aplausos! Carlos Torres já participou em eventos do nosso grupo; recordamos, p.e. o jantar com 300 comensais no Parlamento Europeu em Bruxelas, a 2 de Abril de 2019, a convite do então eurodeputado da Comissão Alimentar e Saúde Pública, José Inácio Faria, com menús de bacalhau e delícias do Sarrabulho.

Para o próximo ano, caso a pandemia o permite, desejamos que o ora premiado melhor cozinheiro do Entre Douro e Minho 2021, integre a equipa de colaboradores em missões do nosso Clube à Bélgica e França, e cá dentro, na região de Lisboa.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.