Celso de Lemos sonhava com a criação de um vinho único



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Celso de Lemos comprou em 1997, em Silgueiros, 25 hectares de vinhas rodeadas por belos olivais e bosques, apoiado desde o início pelo espírito criativo do enólogo Hugo Chaves e pela calorosa personalidade comercial de Pierre de Lemos.

Situada no vale arenoso e granítico do Dão, a região vinícola mais antiga de Portugal, a Quinta de Lemos está situada num planalto a uma altitude de 340 metros.
O símbolo da família Lemos, quatro luas crescentes agrupados em círculo, representa as 4 áreas em que esta família portuguesa explora o mundo, às 4 montanhas que rodeiam a Quinta, as 4 principais variedades locais de vinho que ali crescem e a filosofia de vida, também baseada em 4 palavras: humanidade, simplicidade, visão e partilha.

O objetivo final é produzir um vinho da mais alta qualidade a partir das castas autóctones: equilibrado e distinto, reforçando o carisma do Dão de uma forma que combina tradição e modernidade, ligando a tecnologia e a natureza.

Anualmente, a Quinta de Lemos apresenta diferentes variedades, como os clássicos vinhos do Dão, além dos vários vinhos monocasta que expressam as características de cada casta Jaen, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro e no branco com o emblemático Encruzado. 

O vinho Dona Georgina 2005 foi nomeado como um dos 5 melhores vinhos do mundo , recebendo o Troféu para o Melhor vinho tinto Português e Prémio Especial “James Rogers Trophy 2013”, no Concurso IWC (Internacional Wine Challenge) , que premeia o melhor vinho primeira produção. Entre outros prémios foi também o Grande vinho do Dão num concurso da CVR-Dão.

Deixando Portugal com a idade de 18 anos, Celso conheceu a sua esposa, Paulette, na escola de Engenharia Têxtil de Doornik, Bélgica.

Em meados dos anos 70, começou com os primeiros tapetes tecidos à mão em Viseu sob o nome de "Habidecor". Desde então, a Abyss & Habidecor cresceu pacientemente e lentamente até à empresa que é hoje: conhecida por produzir as melhores toalhas de banho (Abyss) e tapetes (Habidecor).

A Quinta de Lemos nasceu do querer levar além fronteiras à cidade natal de Celso. Iniciando em meados dos anos noventa, produzindo vinhos de alta qualidade a partir do que a 'terra' tem para oferecer.

O Grupo está agora também a produzir roupa de cama fina a partir das suas fábricas em Viseu desde 2010. A colecção de roupa de cama Celso de Lemos alia a atenção do grupo aos detalhes com uma soberba habilidade artesanal, utilizando ao mesmo tempo as últimas fibras.

O edifício Lemos entre as vinhas, terminado em 2014, alberga o restaurante, Mesa de Lemos, e os quartos de hóspedes, onde os amigos da família podem ficar durante as suas visitas.
Mesa de Lemos foi recompensado com uma estrela Michelin em Novembro de 2019, sob a direcção do chef Diogo Rocha. 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tony Da Silva
Author: Tony Da SilvaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.