Chocolateiro português na Suíça cria estátua de chocolate em tamanho real de Federer



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Em 2020, a escultura em chocolate de Cristiano Ronaldo, realizado pelo chocolateiro português, foi exposta no Carnaval, de Ovar, terra natal do artista, e depois foi levada até ao Museu Cristiano Ronaldo, no Funchal, onde ainda se encontra.

A estátua de Roger Federer mede 1,85 metros, a mesma altura que o atleta, e pesa 100 quilos.

"Com a experiência que adquiri com a criação da minha primeira estátua, do Cristiano Ronaldo, percebi certas coisas que me ajudaram não só a poupar mais em chocolate, como a ganhar tempo", explicou Jorge Cardoso.

O mestre chocolateiro acabou na quinta-feira de terminar a obra que lhe custou 250 horas de trabalho ou dois meses intensivos de trabalho.

“Esta obra demorou um pouco menos que a primeira, devido à experiência, mas não deixou de ser um trabalho muito complexo e de muita minúcia", disse o chocolateiro português afirmando que a grande dificuldade foi as mesmas que na sua primeira obra: a construção do rosto.

"À semelhança do que aconteceu com a estátua do Ronaldo, o rosto continuou a ser a minha maior dificuldade na criação desta obra", afirma o mestre chocolateiro português salientando que é no rosto que se encontra a beleza e o realismo da escultura e que é também através do rosto que o público costuma julgar a qualidade de uma obra.

"Desta vez já estou preparado para as críticas, de todas as formas vão sempre existir. Mas de uma coisa tenho a certeza, atualmente as críticas já não me vão afetar da mesma forma", admitiu.

Quando questionado sobre a razão que o levou a criar a estátua do tenista suíço, o chocolateiro explicou que "estava na hora de trabalhar sobre uma figura do desporto suíço".

O “tenista Roger Federer tem uma história de vida que eu admiro e com a qual me identifico. Foi uma pessoa que lutou muito para chegar onde está profissionalmente e esta foi a forma que encontrei para o homenagear", disse.

O chocolate escolhido por Jorge Cardoso foi o mesmo que foi usado para a criação da sua primeira estátua em tamanho real do futebolista português Cristiano Ronaldo, que continua a chamar público na Madeira,

"Uma das senhoras, que trabalha no museu CR7, enviou-me uma mensagem recentemente para me informar que a estátua estava a ser um verdadeiro sucesso no museu", explicou o mestre chocolateiro à agência Lusa acrescentado que as pessoas ficam impressionadas com o realismo da obra e elogiam-na regularmente.

Trata-se de chocolate negro, com 65% de cacau, proveniente da Venezuela. "O chocolate negro é bem mais resistente que o chocolate branco ou de leite, daí a minha escolha", explicou.

"Optei por realizar uma estátua com produtos todos eles comestíveis. Até o spray que utilizei para preservar o chocolate é comestível, assim como as tintas à base de corantes alimentar que usei para pintar a obra", salientou.

O chocolateiro assume que, por enquanto, o destino final da obra ainda é ainda incerto.

“Gostava que a obra fosse para junto do Roger Federer mas será certamente mais difícil de conseguir, ao contrário do que aconteceu com a estátua do CR7”, disse.

A estátua em chocolate do tenista suíço estará exposta na loja do mestre chocolateiro, na cidade de Friburgo, a partir de sábado.

"A estátua será exposta, este sábado, na minha loja em Friburgo, para que as pessoas possam passar para a ver e tirar fotografias”, afirmou o emigrante.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tony Da Silva
Author: Tony Da SilvaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.