Escola António Feijó (Ponte de Lima) recordou seu patrono



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A Escola Básica 2,3 António Feijó, na vila de Ponte de Lima recordou ontem o seu patrono: o poeta, diplomata e gastrónomo António Feijó (1859 – 1917).

A efeméride começou com uma evocação do nascimento, nesse dia 1 de Junho do supracitado ano, numa casa simples, demolida em 1912 para alargamento da quinta da Villa Moraes. Os professores João Carlos Velho e Ana Margarida Luciano, promoveram uma aula contada e cantada sobre o poeta das Bailatas, seguindo-se a deposição duma coroa de flores no seu monumento e interpretação do Hino de Ponte de Lima com poemas de Feijó, situado na Praça da República.

Regressados de novo ao estabelecimento de ensino, teve lugar a abertura da
exposição António Feijó 1859/1917, organizada pela Embaixada de Portugal na Suécia e Vera Fonseca, leitora do Instituto Camões na Universidade de Estocolmo.

A mostra, proveniente da “cidade boreal” como a designava António Feijó, esteve patente de 3 a 22 de dezembro de 2021 na Universidade de Estocolmo, inserida na comemoração dos 380 anos das Relações Diplomáticas entre Portugal e a Suécia; a sua cedência a Portugal, e inauguração em Ponte de Lima foi possível através da nossa embaixadora, Sara Martins.

Colaboraram na exposição, o Arquivo Municipal de Ponte de Lima, empenho de sua directora, Cristiana Freitas, facultando reproduções de imagens do arquivo pessoal de António Feijó, e o signatário com outras fotografias e informações bio - bibliográficas. Quanto aos documentos expostos em vitrines de segurança, salientamos o manuscrito original do Cancioneiro Chinês de António Feijó (1887-1890), as Transfigurações com dedicatória autógrafa (Ponte de Lima, Julho de 1882) ao seu colega de Letras, Fialho de Almeida; traduções suecas de poemas, realizadas por Goran Bjorkman (1860-1923), que foi secretário do prémio Nobel; uma foto autógrafa de Feijó datada de 1896, edições do Sacerdos Magnus, À Janela do Ocidente, e mais obras do ilustre limiano. O espólio, propriedade de dois bibliófilos Pontelimenses, foi uma triagem de suas colecções,

Num pequeno colóquio, a sobrinha- bisneta, Maria José Torres Feijó, apresentou a escova com que o antepassado penteava o bigode, e leu cartas do seu “perfil humano” endereçadas ao irmão José Joaquim (1849 – 1906) e amigos, publicadas em 1961 por Francisco Teixeira de Queirós, da Casa do Cruzeiro, Ponte de Lima.

Nos discursos oficiais, por parte de José António Silva, Director do Agrupamento de Escolas e seu adjunto João Carlos Gonçalves, e Paulo Sousa, vice- presidente da Câmara Municipal, destaque para as congratulações e agradecimentos a todos quantos tornaram possível a actividade, intervenientes de Portugal e da Suécia.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.