PONTE DE LIMA RECORDA 120 ANOS D “O Rosquedo”



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O município de Ponte de Lima, as Companhias de Teatro Art ´In Facha, da freguesia do mesmo nome e o GACEL (Grupo de Acção, Cultura e Estudos Limianos), da Ribeira, decidiram recriar o ambiente local que há 120 anos levou o escritor                                                          Delfim Guimarães (1872-1933), a escrever O ROSQUEDO. Cenas da Vida da Província. Minho . Ponte de Lima, um documento pouco vulgar no mercado de alfarrabistas.

            A obra, lançada em 1904, teve uma segunda edição em 1912, e terceira e última, em 2008, esta com prefácio e identificação das personagens de nossa autoria.

O trabalho para a reedição da peça de teatro na Primavera de 2024 arrancou há dias, com o amigo Domingos Morais, Presidente do GACEL a rever o respectivo Guião. Entre as alterações, salientemos diálogos, trajes e adereços, recriação de factos ou acontecimentos relatados na obra de Delfim Guimarães.

Mas, depois desse conteúdo dramaturgo apresentado em 2020, como único tributo ao autor do apreciado romance limiano, a nova representação será repartida em dois dias. Além do espectáculo no “Diogo Bernardes” na vila de Ponte de Lima, haverá uma semana antes, uma tarde dedicada a visitas aos locais do rosquedo, isto é o teor das narrativas delfinianas como: a primitiva sede da Assembleia Limarense, e a mercearia do Cachapuz (que mais parecia um centro comercial), ambas no adro da Matriz; o Café Camões (hoje Havaneza), a residência do escritor no Bairro das Pereiras, entre outros ícones mundanos ao tempo.

E, tal como em duas evocações de escritores e figuras de relevo nacional, o poeta, diplomata e gastrónomo António Feijó, e o grande proprietário agrícola e inovador na área, também poeta António Vieira Lisboa, o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, associa-se ao evento. A esse grupo de promoção dos produtos locais no país e estrangeiro, competirá com seus parceiros, a recriação da merenda ou jantares daqueles tempos, onde as iguarias doces e salgadas, e o verdasco branco satisfarão os convivas.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.