Treinador de Ponte de Lima, ruma à Arábia



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Ponte de Lima parece estar a registar um alfobre de talentos nos últimos anos, com o desporto, gastronomia e ciência a diversificarem nomes, prémios e conhecimentos internacionais.

Desta vez, chega – nos a informação dum regresso de Vir(Gil)io Fernandes á Arábia, agora para Adjunto de Pedro Emanuel (ex Futebol Clube de Porto), no Al Khaleej de Dammam, que na época passada subiu à I Liga, cidade situada a quatro centenas de quilómetros da capital, Riade.

Esta será a terceira experiência da dupla nacional, depois de servirem o Al Taawson em 2018/19, o Al Ain na época seguinte e All Nassr na derradeira temporada desportiva.

O nosso conterrâneo prossegue assim o seu currículo futebolístico no estrangeiro, depois de ter integrado equipas técnicas do Braga, Estoril, Olhanense, Arouca e Académica, e uma passagem pelo Almería, Espanha.

O destino profissional de Gil Fernandes, Dammam, tem um milhão de habitantes, situa-se junto do Kwait, Bahrain e Qatar, e “imensas reservas de petróleo”. A Arábia Saudita é um país onde o futebol reúne cada vez mais adeptos, com centena e meia de clubes federados e numerosos treinadores estrangeiros ao seu serviço.

No encontro realizado em véspera da partida de Gil Fernandes, juntaram - se vários amigos e admiradores do trabalho do técnico limiano de 42 anos, residente na freguesia da Seara. Entre as presenças, salientemos os antigos presidentes d “Os Limianos” e do Bertiandos, respectivamente José Costa Lima e Manuel Barros, para além de Alberto Silva, em representação do dirigente máximo do Arcozelo, o Presidente do Lions Ponte de Lima, Manuel Pereira, e os membros do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, Joaquim Loureiro, António Sousa e Armando Melo, que organizaram tertúlia. O encontro teve lugar no Girabola, mítico espaço local que deve seu nome a um programa desportivo de TV, agora propriedade de Márcio Lima Pereira, situado junto da unidade de alojamento turístico, propriedade de Gil Fernandes.

Mas, para entreter a conversa, surgiram uns petiscos de Carlos Pimenta, fumeiro do Avô Chouriças, como paio do cachaço e chouriças de carne, e cervejas belgas, agora novidade naquele bar. Entre rótulos diversificados, houve um especial: a Tongerlaw, eleita a melhor cerveja do mundo em 2014, trazida de Bruxelas dias antes, por um colaborador do nosso Clube de Gastronomia.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.