Missão do Parlamento Europeu à Colômbia



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


MIGRANTES DA VENEZUELA PREOCUPAM EURODEPUTADO JOSÉ INÁCIO FARIA

O eurodeputado José Inácio Faria (Movimento Partido da Terra) participou durante a semana passada numa missão à Colômbia para constatar da situação dos migrantes venezuelanos actualmente naquele país.

Integrando uma delegação de quatro representantes do Parlamento Europeu, Inácio Faria foi o único português nomeado para tal comitiva, cujo objectivo é a procura de solução por parte da União Europeia para aquela crise humanitária na América Latina.

O centro das reuniões foi a cidade de Cúcuta que faz fronteira com a Venezuela, a partir de San Antonio del Tachin.
Diariamente, cerca de 45.000 venezuelanos, atravessam a ponte Simón Bolívar para comprarem remédios e alimentos.
José Inácio Faria ouviu por parte dos migrantes, preocupações de insegurança e incertezas, naquele que foi o segundo maior país de fluxo migratório de lusitanos na América do Sul, logo depois do Brasil.

No decorrer dos seus encontros, o eurodeputado natural de Viana do Castelo, teve ainda conhecimento do Processo contra Nicolás Maduro, presidente venezuelano, por parte da Procuradora Geral e magistrados do Tribunal Supremo de Justiça. O ditador é acusado de crimes de corrupção e branqueamento de capitais.
O parlamentar nomeado por Bruxelas para analisar a situação preocupante naquele país da América Latina, encontrou-se também com a embaixadora de Portugal em Bogotá, Gabriela Soares de Albergaria.

Recorde-se, que de acordo com um estudo da consultadora Hercon realizado recentemente, desde 2014 que a “ economia da Venezuela se agravou 89,5% “, não permitindo assim aos residentes assegurarem rendimentos para despesas básicas. A tudo isto, soma - se uma inflação média anual de 800 % e centenas de pessoas que já abandonaram o território. Estima – se que no Brasil e Colômbia, e outras partes do globo, haja mais de 600 mil venezuelanos deslocados.

Uma comparticipação de 2,5 milhões de euros será a primeira colaboração do órgão decisor europeu para a crise venezuelana. 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.