Dinheiro Fácil (crónica)



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O seu filho andava obcecado por fazer dinheiro fácil e assim não teria de voltar à escola. Ele havia gasto centenas de horas a ver vídeos no YouTube de especialistas em mercados financeiros, com títulos apelativos como Quero Ficar Rico, Me Poupe, O Primo Rico. Também via vídeos sobre bitcoins e outras moedas virtuais, CFD,s e outras alavancagens financeiras. Para o seu filho estava tudo claro no YouTube. Ele não tinha dúvidas como investir apesar de ter 17 anos e nunca ter feito qualquer investimento financeiro. Poderia passar por cima do conhecimento sobre mercados de quem estudou 5 ou mais anos.

À custa de tanta pressão por parte do seu filho, ele lá foi à procura de um meio para investir em bitcoins. Entrou num site, inseriu o seu número de telemóvel tal como lhe havia sido pedido e quase de imediato recebeu uma chamada telefónica de Inglaterra de alguém a falar inglês com sotaque chinês. Provavelmente era de alguma loja dos 300 das bitcoins no UK. O vendedor estava muito interessado em que ele decidisse naquele momento. Poderia fazer a transferência imediata ou pagamento por VISA. O anúncio falava num investimento mínimo de 500 dólares para comprar bitcoins. Ele perguntou quanto seria em euros. Estranhamente o vendedor informou que tanto fazia dólares ou euros. Era tudo a 500 e aquilo fez lembrar a loja dos 300. Ele suspeitou de fraude pelo que adiou a conversa e respondeu ao vendedor que iria analisar e voltar ao contacto telefónico mais tarde. Procurou na internet e percebeu que aquele site para investimento em bitcoins registava imensas queixas por burla. Os investidores pagavam os 500 iniciais e a partir dali nunca mais obtinham resposta.

Ele ficou devidamente informado sobre a forma de atuação daqueles burlões. Ficou ainda a saber que outros burlões tentam aceder à carteira virtual através dos códigos dos investidores e tantas outras tramóias. O ditado "parece bom demais para ser verdade" aplica-se totalmente a esta fraude, pois os vendedores incitam ao investimento o mais rápido possível e sem hesitar para não perder dinheiro. Por outro lado, existem inúmeros especuladores em busca do lucro fácil à custa da ignorância dos investidores.

Ele chamou o seu filho e explicou-lhe porque é que deve haver prudência em qualquer tipo de investimento, bem como deve haver informação fidedigna do investimento que está a ser proposto. As bitcoins sofrem de um pressuposto que pode estar errado: a procura vai aumentar indefinidamente porque são limitadas. Mas há aqui um raciocínio circular, ou seja, de pescadinha de rabo na boca. A bitcoin vai valorizar porque cada vez mais investidores vão querer detê-la. E porque vão querer deter esse “ouro digital”? Porque vai valorizar cada vez mais… Mas até quando?

Este novo tipo de investimentos só agora é que começa a ser regulado pelo Banco Central Europeu e pelo Banco de Portugal, que que quer dizer que o sistema financeiro acabou por reconhecer estes ativos financeiros. Mesmo assim, o seu filho não quer saber daquilo para nada e quer investir rapidamente nas bitcoins, o investimento da sua vida. O investimento que lhe vai dar dinheiro no futuro.

Ele disse-lhe:

- Não há dinheiro fácil. Vai trabalhar e depois fazes os investimentos que quiseres com o teu dinheiro.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Joao Pires
Author: Joao PiresEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.