Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Portugal está entre os países que mais pagam por serviços de telecomunicações na Europa. As empresas do setor registaram umaumento recorde de 6% nas receitas em 2023. Em 2024, preços subiram até 4,3%, preocupando os consumidores.
2 minutos de leitura
26-fev-2024, por João Pires
É importante estar atento a ofertas e promoções para garantir um preço mais justo. As operadoras justificam com investimentos em melhorias, mas devem focar em tornar serviços mais acessíveis às necessidades dos consumidores.
Portugal é um dos países da Europa onde os consumidores mais pagam por serviços de telecomunicações, de acordo com um relatório da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM https://www.anacom.pt/).
Segundo os dados do EUROSTAT (https://ec.europa.eu/eurostat), entre o final de 2009 e outubro de 2020, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 6,5%, enquanto que na União Europeia diminuíram 11%. A diferença estreitou-se com a entrada em vigor no dia 15 de maio de 2019 das novas regras europeias que regulam os preços das comunicações intra-EU. Tal aumento em Portugal representa um recorde histórico de faturação para o setor.
Dinamarca, França e Países Baixos registaram as maiores descidas de preço nos serviços de telecomunicações entre 2009 e 2020.
Chipre, Portugal, Eslovénia e Roménia registaram aumentos de preços a oscilar entre 5% e 17,6%
Ver gráfico: (https://anacom.pt/render.jsp?contentId=1580741)
Esta tendência de aumento nos preços preocupa os consumidores
Em 2024, os preços dos serviços de telecomunicações voltaram a subir, com atualizações de até 4,3%. Esta tendência de aumento nos preços preocupa os consumidores, que vêem o seu orçamento mensal ser cada vez mais impactado pelos gastos com telecomunicações.
É importante que os consumidores estejam atentos às ofertas e promoções disponíveis no mercado, para garantir que estão a pagar um preço mais justo pelos serviços que utilizam.
Os operadores de telecomunicações em Portugal têm vindo a apostar em actualizações das infra-estruturas e em novas tecnologias, o que tem contribuído para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos. No entanto, é importante que as empresas do setor deverão estar atentas às necessidades dos consumidores e procurem novas formas de tornar os seus serviços mais acessíveis.