Poder Familiar para uma Vida-Boa



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


À medida que o ser humano se vai desenvolvendo, nos contextos ontogenético e filogenético, revelam-se possibilidades acrescidas de atingir níveis de realização pessoal, que nenhum outro animal jamais o conseguiu, verificando-se que o processo evolutivo não estagnou, mas, pelo contrário, o ritmo de realizações, para o bem e para o mal, tem aumentado de forma nunca antes inigualável.

A pessoa humana procura superar-se a si mesma, e aos seus semelhantes, buscando a sua própria transcendência, até aos limites possíveis da virtude e da perfeição, e/ou dos vícios e da monstruosidade.

O objetivo, materializado numa vida-boa, é compaginável com a superação e erradicação dos pensamentos, e atos prejudiciais aos valores, princípios e boas-práticas, que conduzem ao mais nobre e desejado desígnio humano: a felicidade individual, no contexto de uma sociedade justa, significando aqui a justiça: harmonia, compreensão, solidariedade, igualdade de oportunidades, entreajuda, paz para todos; o bem-estar e a bem-aventurança de cada um e de todos.

Através dos valores que definem a dignidade humana, como a autoridade, o respeito, a obediência, a tolerância, a espiritualidade, existem grandes hipóteses de cada um se libertar de preconceitos contrários àqueles valores e, consequentemente, viver uma vida-boa, mas também se devem aperfeiçoar outras dimensões que conduzem à superioridade racional, ética e organizativa da pessoa e da sociedade.

A superação de preconceitos, estigmas, rótulos, fobias e situações degradantes, em ordem à transcendência, deverá iniciar-se aquando da implementação do processo de socialização de cada indivíduo, precisamente no quadro das instituições sociais mais significativas e compatíveis com a pessoa humana: família, escola, Igreja, comunicação social, entidades patronais, grupos diversos, e outros parceiros que participam na construção da personalidade do indivíduo e da sociedade.

O preconceito sobre a alegada inutilidade das coisas simples, porém, eficazes, deverá, todavia, ser superado como tantos outros que infestam algumas mentalidades pseudo-técnico-científicas, e também elitistas. É necessária uma autoridade desdogmatizada para se construir o futuro de sucesso que uma vida-boa pode proporcionar.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Diamantino Bártolo
Author: Diamantino BártoloEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.