60 anos depois… Suécia recorda António Feijó!



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A Suécia vai recordar a partir da próxima semana, o poeta, gastrónomo e diplomata António Feijó (1859 – 1917), mercê de várias pesquisas, contactos e protocolos liderados pela embaixadora de Portugal em Estocolmo, Sara Martins, ex-Chefe de Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus e Adjunto do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Conselheira de embaixada na REPER (Representação Permanente de Portugal) junto da União Europeia, Bruxelas.

A evocação insere-se nas comemorações dos 380 anos das relações diplomáticas do nosso país com a Escandinávia, estabelecidas pelo rei D. João IV. A escolha de aflorar o ilustre diplomata limiano foi da iniciativa da nossa representante no reino sueco, em colaboração com a Universidade da capital, Departamento de Estudos Clássicos – e Directora do Centro de Língua Portuguesa Camões. Vera Faias Fonseca de Carvalho,  Conselheira Cultural na nossa embaixada é Doutora em Estudos Visuais e do Género pela Universidade de Utrech, (Países Baixos), depois de concluir as Licenciaturas em Estudos Clássicos e de Latim e Português, na Faculdade de Letras de Lisboa.

Entre as actividades acordadas sobre António Feijó, salientamos uma exposição bio – bibliográfica, a apresentar em Estocolmo, Lisboa e possivelmente Ponte de Lima; para este certame foi solicitada modesta colaboração ao autor, designadamente livros e fotografias , cujas reproduções foram efectuadas por Rogério Lopes (Central), para além de outras imagens dos álbuns pessoais do diplomata, oferta de descendentes ao arquivo municipal e superiormente selecionadas pela sua directora, Cristiana Freitas.

Depois de meses de contactos com a nossa dedicada e quão empenha embaixadora na Suécia, resta-nos agradecer em nome pessoal e julgo dos Limianos, o interesse demonstrado por tão simpática e necessária recordação de Feijó no norte europeu. Acrescentamos, que o titular da pasta dos Negócios Estrangeiros, deslocou-se recentemente a Estocolmo para saber da homenagem ao saudoso diplomata português durante 26 anos nos reinos da Dinamarca, Noruega e Suécia. O governante Augusto Santos Silva, assinou com a embaixadora Sara Martins, a Leitora de Português Vera Fonseca de Carvalho e dirigentes da Universidade de Estocolmo o alargamento do acordo com o Centro de Língua Portuguesa para “divulgar a língua e cultura de Camões “, como testemunha a ilustração desta notícia.

E, a fechar, registe-se: seis décadas depois do investigador setubalense do Instituto Ibero – Americano de Gotemburgo, João José Pereira da Silva Duarte (1918-2011) publicar o estudo António Feijó e a Suécia, a retoma do estudo e divulgação do autor da Ilha dos Amores naquele frígido território do planeta, regressa pela mão duma diplomata, 130 anos depois do seu antecessor, António Feijó,  iniciar funções (1891).

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.