BISPO DE VIANA ELOGIA AGRÁRIA DE PONTE DE LIMA



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Evangelista elogiou o trabalho de investigação e apoio á comunidade desenvolvido pela Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, assim como a recuperação do valioso património onde está instalada.

O prelado congratulou-se com o trabalho académico realizado por aquele estabelecimento de ensino, integrado na rede de politécnicos portugueses, no decorrer da visita que efectuou na passada sexta-feira, 5 do corrente, ao antigo convento ou mosteiro de Santa Maria de Refoios do Lima, desde 1991 instalações da unidade orgânica estudantil no Vale do Lima, frequentada por quase seis centenas e meia de alunos. Acompanhado pelos dois párocos da freguesia, e acolhido pela direcção, as docentes Isabel Vallin e Ana Cristina, D. João Evangelista percorreu durante hora e meia todo o monumento, outrora espaços dos cónegos regrantes de Santo Agostinho, e hoje salas de aula, reprografia, central informática, laboratórios de sanidade animal e vegetal, clínica veterinária, adega experimental (vinho, cerveja e cidra) e biblioteca.

A deslocação terminou na antiga cozinha dos frades entre balanço da visita e singelamente assinalar o Dia de Reis convívio com o respetivo doce, e também os 870 anos do convento, pois foi inaugurado a 10 de Novembro de 1154 com frades provenientes de Tuy, Espanha, evento presidido pelo enviado do Papa, Cardeal Jacinto, mais tarde também Pontífice Celestino III (1191-1198), sepultado na Basílica de S. João Latrão em Roma, por nós visitada há semanas atrás.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.