BRASIL RECEBE EXPOSIÇÃO SOBRE ANTÓNIO FEIJÓ



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A exposição sobre o poeta, diplomata e gastrónomo António Feijó 1859/1917, que já percorreu algumas cidades ou países europeus, como Bruxelas e Paris, para além da sua vila natal, Ponte de Lima, incluirá em 2024 o Brasil, no seu roteiro.

O certamen apresenta o percurso bio - bibliográfico de um dos grandes nomes do parnasianismo em Portugal, e será inaugurado no Rio de Janeiro; recorde-se, que foi em 1886 na então capital do Brasil, que Feijó iniciou a sua carreira diplomática, depois de cinco anos volvidos e passagem pelos consulados de Pernambuco e Rio Grande do Sul, ser colocado na Suécia, com abrangimento oficial não residente, à Dinamarca e Noruega.

Durante a sua permanência no desempenho de funções oficiais, e outras vezes por iniciativa particular, o amigo de outros vultos da literatura lusíada como António Nobre, Eça de Queirós e Manuel da Silva Gaio (Mário), promovia os vinhos portugueses, especialmente verdes, Douro e Porto e outros produtos, como a lampreia. Nas suas missivas há várias referências aos cardápios escolhidos ou participados, mormente no Brasil, Dinamarca e Suécia, assim como ao néctar da sua terra “(..) o clássico vinho verde, quente, com mel e açúcar … o vinho genuíno, o vinho minhoto, o vinho meu patrício …”, como ele o designava.

Relativamente á exposição, ela integra vários painéis, num trabalho de pesquisa e impressão subsidiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros / Instituto Camões e embaixada de Portugal na Suécia.

Inaugurada na Universidade de Estocolmo em Dezembro 2021, a mostra António Feijó 1859/1917, obteve também modesta colaboração do autor, em especial na área de bibliografia e documentação pesquisas em arquivos particulares e públicos.

Com um programa e agenda ainda em elaboração entre Lisboa, Ponte de Lima e Rio de Janeiro, numa primeira fase, o tributo a Feijó, será como que um actualizar da exposição realizada pelo centenário do seu nascimento (1859-1959), no palacete Villa Moraes, por iniciativa dos Limianistas Conde de Aurora e Júlio de Lemos

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.