Facha Romana, este fim de semana, com 80 figurantes



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Começou a contagem decrescente para a segunda edição da – Facha Romana – a realizar neste fim de semana de 16 a 18 de Junho, no miradouro e castro de S. Estêvão situado a meia dúzia de quilómetros da vila de Ponte de Lima.

A recriação histórica envolverá este ano 80 figurantes, com trajes novos, com destaque para os de senadores, imperadores, soldados, escravos e mulheres romanas.

A actividade de vivência naquela localidade do município limiano há dois milénios atrás

é da responsabilidade da Junta de Freguesia e os grupos de teatro: Arte In Facha, da localidade, e o Gacel, da freguesia da Ribeira. Um novo guião foi elaborado pelos dois conhecedores no assunto: José Manuel Puga e Domingos Morais

Para a concretização do projecto cultural deste ano, apresentado á comunicação social no Paço dos Marqueses de Ponte de Lima, o Facha Romana obteve financiamento do município limiano, cujo vereador da cultura, Paulo Sousa, elogiou o evento e a forma pedagógica incluída este ano, com visitação prévia para o público escolar. Numa outra vertente, o autarca congratulou-se com este novo produto cultural, local e nacional, e posteriormente a intenção de musealizar aquele património arqueológico. Outras verbas necessárias á concretização da inicitiva fachense, foram provenientes da Junta de Freguesia, presidida por Manuel Laranjo, além de empresários.

Do nosso modesto contributo para tal iniciativa, recordemos o significado histórico da sua recriação: um castro com elevado espólio, onde em várias campanhas de escavações, algumas das quais participamos desde 1978, foram recolhidos principalmente: fragmentos de cerâmica, peças em metal, e colocadas a descoberto arruamentos, restos de muros e casas. Próximo, situa-se a necrópole do Paço Velho, onde foram descobertos um túmulo, uma fivela de metal de cinturão, cerâmica e capitel duma coluna romana.

Quanto a registos, destaque-se já em 1712 o do padre António Machado Vilas Boas, com as suas Antiguidades do Lethes... O manuscrito, do qual possuímos cópia, encontra-se nos Reservados da Biblioteca Nacional, Lisboa.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.