PONTE DA BARCA E PONTE DE LIMA CELEBRARAM DIA DA EUROPA



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Os concelhos de Ponte da Barca e Ponte de Lima assinalaram a fundação da União Europeia, esse célebre dia 9 de Maio de 1950, data de constituição da CECA (Comunidade Económica do Carvão e do Aço), por iniciativa de Robert Schuman, ao tempo Ministro francês dos Negócios Estrangeiros, que levaria á actual agregação de 28 países e 500 milhões de habitantes.

Programas diversificados ao longo da semana que hoje termina, ora na rua, ora nas escolas, foi aqui, contudo onde se centralizaram as actividades, com duas conferências proferidas por António Fernandes, especialista em assuntos comunitários e responsável de comunicação no CESE (Comité Económico e Social Europeu).
Os eventos decorreram nos auditórios daqueles estabelecimentos de ensino, juntando centenas de alunos, professores e funcionários para ouvirem o funcionário daquela instância de Bruxelas.

As funções do CESE enquanto parceiro do Parlamento e Comissão Europeia, o diálogo e troca de informação entre as instituições e o papel dos Estados membros, foram alguns dos temas abordados no âmbito do Back To Shcool (Regresso á Escola), o programa europeu de divulgação e tais temáticas pela comunidade escolar.
Recorde-se, que já no lectivo anterior, António Fernandes foi palestrante nos Agrupamentos de Escolas de Arcozelo e no de Freixo, ambas no concelho de Ponte de Lima, sobre as questões europeias.

Entretanto, a União Europeia, voltará a ser tema discutido no Alto Minho e novamente em Ponte de Lima até final do corrente mês. O convidado será o eurodeputado Nuno Melo (PPE) cujo programa será oportunamente divulgado, disse fonte da organização
 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.