Ponte da Barca recorda Fernão de Magalhães na Argentina, com gastronomia típica



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O município de Ponte da Barca, em parceria com a Escola Profissional do Alto Lima – EPRALIMA – prossegue esta sexta-feira 25 do corrente, as sessões de evocação da Viagem de Circunavegação de Fernão de Magalhães realizada entre 1519 e 1522. Com prévia inscrição na Loja Municipal de Turismo, o workshop recordará a passagem pela Argentina, e realiza-se mais uma vez no Solar do Vinhão no centro da vila, com abertura pelo chefe da edilidade, Augusto Marinho.

Após uma explicação sobre a efeméride e seu significado local e nacional, o Chef Bruno Pereira dissertará sobre os menús escolhidos para o evento, no âmbito duma pesquisa e selecção de ingredientes adequados à confecção da iguaria, com aula prática para seus formandos.

Recordemos, que o navegador quinhentista terá nascido em Ponte da Barca, segundo investigações recentes, embora existam também locais de residência em Azamor, Lisboa e Porto.

Depois de içar âncora em Sevilha, no Verão de 1519 com uma frota de cinco naus e 237 homens, o regresso da frota de Magalhães, já sem comandante – geral, morto em combate com indígenas, depois de percorridas quase quinze mil léguas, compunha-se apenas de uma caravela e 18 tripulantes!!! Alguns combates,  doenças e fome, causaram mais de duas centenas de vítimas na aventura marítima há meio milénio.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.