PONTE DE LIMA FESTEJOU 899 ANOS



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O município de Ponte de Lima festejou esta segunda-feira, 4 de Março, 899 anos da sua fundação. Todavia, o programa já começara no Sábado dia 2, com uma arruada de recriação histórica de – D. Teresa Visita Ponte – numa coordenação do GACEL, Grupo Animador e Cultural, com sede na freguesia da Ribeira.

A celebração oficial ocorreu ao anoitecer na Igreja Matriz, com uma conferência do historiador João Cleto sobre o Caminho de Santiago, e discursos. Aqui, destaque para as intervenções de António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação Regional do Norte, elogiando o Passado de Ponte de Lima, realçando o seu desenvolvimento aos 899 anos, e abrindo portas ao Futuro, onde o Turismo, a Gastronomia e a indústria estarão de mãos dadas.

Encerrou o autarca anfitrião, Vasco Ferraz, agradecendo a presença de todos, e os que não se puderam associar “mas para o ano já será feriado municipal o 4 de Março”, pois a vereação e assembleia municipal já o aprovaram.

Com o templo lotado, a Bande de Música de Ponte de Lima encerrou o acto oficial, interpretando o Hino de Ponte de Lima, elaborado em 1978 com música de Amílcar Morais, presente e homenageado na ocasião.

Paralelamente à celebração oficial com as entidades políticas, eclesiais e militares, um congresso durante dois dias com temática predominante da fundação de Ponte de Lima, fez deslocar até nós numerosos académicos do país, com vultuosas comunicações, o que acontece pela primeira vez.

Recorde-se, que a celebração do – Dia de Ponte de Lima – começou há cerca de trinta anos, com o autor então também a cursar período universitário, e juntamente com outros colegas ter organizado o primeiro evento, isto é assinalar a efeméride de forma simples, com intervenções, exposição de trajes folclóricos e pergaminhos ou cartas régias e forais do arquivo municipal. A edição de véspera do nono centenário da fundação da vila mais antiga que Portugal, foi até agora a de programa mais completo, elucidativo e pedagógico, salientemos.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.