PORTUGUESA REMATOU BANDEIRA HASTEADA NA LUA, HÁ 50 ANOS!



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Completou-se no passado dia 20, meio século da chegada do homem à lua, com a missão da Apolo 11, e os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin a pisarem o solo do satélite.

As imagens correram mundo, aquele acontecimento transmitido na tarde daquele dia para mais de 500 milhões de espectadores, com o hasteamento da bandeira dos Estados Unidos da América, assinalando o êxito da missão espacial, é ainda hoje um dos pilares da História Universal.

Mas, talvez os nossos leitores desconheçam que, o símbolo da nação descobridora colocado após a alunagem teve a mão de uma portuguesa!

Pois é verdade, afirmamo – lo depois de pessoa amiga nos ter feito chegar tal informação.

Foi a costureira Maria Isilda Ribeiro, quem fez os remates naquela histórica bandeira da superpotência, que seguiu na viagem espacial de 385 mil quilómetros, e foi encomendada na fábrica Annin & Company, em Roseland, Nova Jersey, onde a nossa compatriota trabalhava.

Hoje, com 73 anos de idade, Isilda reside em Sosa, Vagos, distrito de Aveiro, e recorda com emoção esse seu modesto contributo para uma das maiores descobertas ou conquistas da humanidade.

Quanto á empresa fabricante de bandeiras, ela subsiste, e é das mais antigas no país e no mundo, pois a sua fundação remota ao ano de 1847, com encomendas para o país e estrangeiro.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.