Promoção de Valença na FITUR (Madrid)



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O município de Valença do Minho participa até domingo, 23 do corrente, na Feira Internacional de Turismo – FITUR – em Madrid, considerada uma das grandes montras internacionais do sector.

A comemorar 42 anos de existência, a edição deste ano que abriu as suas portas ontem, registou a presença duma delegação de autarcas da Ribeira Minho, portuguesa e galega. O grupo era constituído pelos presidentes dos municípios de Monção, Valença, Salvaterra del Miño e Tuy, que participaram num painel de promoção turística e cultural dos seus territórios e o eixo fluvial comum: o Minho.

Na sua intervenção, o líder da autarquia raiana amuralhada, José Manuel Carpinteira, salientou o seu município como um destino especial, mormente pelo seu património arquitectónico, ambiental, gastronómico, a centenária ponte Eiffel (1882/84) e, desde a Idade Média, importante passagem do Caminho de Santiago de Compostela, actualmente com uma média anual de 100 mil peregrinos.

O edil valençano salientou o significado histórico para o país e subjacente a capítulos da história internacional, da Fortaleza da cidade, classificada de Monumento Nacional em 1927 e candidata a Património da Humanidade pela UNESCO. Com um perímetro de mais de 5 kms, o recinto amuralhado tal como se apresenta hoje, é uma reedificação e ampliação sob projectos dos arquitectos Manuel Pinto de Vilalobos, de Viana do Castelo, e o francês Miguel de Lesco(lle), com intervenções compreendidas na baliza cronológica de 1661-1713. No seu interior avultam construções religiosas como a capela barroca do Bom Jesus e a Matriz de raízes românicas; militar, designadamente os antigos paióis e residência do governador, e civil, com destaque para a Casa do Eirado, com janela tardo gótica – manuelina datada de 1448 e o palacete Palha Branco, dos condes de Santa Maria, depois extinta Assembleia Valenciana, e actualmente Arquivo Municipal.

O encontro de autarcas e técnicos de turismo na capital espanhola, serviu também para a apresentação do projecto transfronteiriço Rio Minho: destino navegável, envolvendo também os concelhos ribeirinhos galaico – minhotos.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.