Sabores de Valença, á prova em Bruxelas!



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O município de Valença, liderado por José Manuel Carpinteira levou até Bruxelas os principais sabores da terra: salgados, doces e vinhos. Mais de três dezenas de convidados participaram nos momentos protagonizados pela delegação, designadamente eurodeputados, entidades oficiais, Academia do Bacalhau da Bélgica, Confrarias Vinhos Portugueses, e comunicação social.

O programa iniciou-se junto do busto de Fernando Pessoa, na Place Flagy, da autoria de Irene Vilar. Ana Paula Xavier, vice - presidente da edilidade valenciana abriu a sessão justificando a deslocação a Bruxelas, no âmbito duma campanha de promoção da gastronomia do concelho, que no outono arrancará com os Fins de Semana temáticos. O orador seguinte, a chef Amaya Guterres, elencou alguns sabores e exemplificou o Caldo Verde á moda de Valença, produto integrante da Lista das Maravilhas da Gastronomia de Portugal. Fechou o ciclo de intervenções o signatário, com as referências às comidas tradicionais na literatura portuguesa, como: Miguel Torga com “O vinho é verde, o caldo é verde “;  Eça de Queirós com “caldo de galinha, com fígado e moela“, que juntamente com António Feijó, eram apreciadores do Bacalhau de Cebolada, degustado aquando férias das funções diplomáticas, respectivamente França e Brasil, nos extintos hotéis lisboetas – Espanhol – na Rua da Prata, e o – Bragança -, na actual Vítor Cordon, como relatam nas suas obras ou correspondência.

Seguiu-se uma degustação na embaixada de Portugal, com boas vindas por parte do titular, Rui Tereno, e novamente da número dois do executivo valenciano, com oferta de lembranças para perpetuar a visita á representação nacional na Europa: publicações editadas pelo município, imagem da fortaleza em filigrana, outra de pormenores do monumento nacional, galhardetes e alvarinho. Um vídeo promocional de Valença esteve a cargo de Miguel Esteves, Técnico Superior dessa unidade orgânica municipal. Na mesa, farta, iguarias variadas: salpicão da Serra de Arga, chouriça de carne, queijinhos de cabra e de ovelha, broa, paio do lombo de porco, presunto laminado, tostas com patés e tomate cereja, e os doces: valencianos, e o de gema, branco ou de romaria. Tudo foi regado com alvarinhos do concelho: Roman e Edmundo Val.

Balanço altamente positivo, com elogios variados, principalmente do embaixador Rui Tereno; do Cônsul de Portugal Bruno Joos Beerst; da conselheira da embaixada, Joana Estrela, dos eurodeputados José Manuel Fernandes, Carlos Zorrinho, Pedro Marques, Isabel Carvalhais, Maria Leitão Marques; do ex-Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, do Administrador do Conselho Europeu de Investigação/Bolsas Científicas, Victor Alves Gomes. Tudo encerrou com o Bacalhau à (Pousada de) S. Teotónio. A confecção do típico cardápio no Café Restaurante Portugal, esteve a cargo dos chefs Amaya Guterres, e Paulo Santos. Membro do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.