FEIRAS NOVAS ASSINALADAS COM FEIRA, MISSA, CULTURA … E SARRABULHO!



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Caso se realizassem, as Feiras Novas, as tradicionais Festas do Concelho de Ponte de Lima, iniciariam hoje a 194 ª edição!

Mas, como o Covid – 19 não permite que a romaria seja efectuada, a comissão organizadora e o município local, resolveram apenas assinalar a efeméride, onde o arco iluminado, à entrada do Passeio 25 de Abril é o símbolo principal.

Assim, esta sexta – feira 11 de Setembro, pelas 17,00 h será inaugurada na Torre da Cadeia Velha (Turismo), uma exposição de aguarelas de Ricardo Ferreira. O artista, emigrado na Suíça tem revelado um gosto e apetência para a paleta de cores e escolha de imagens, onde património natural, imaterial e cultural, são a temática do seu pincel…

Amanhã, Sábado, também pelas 17,00 horas, um outro acto cultural! No Teatro Diogo  Bernardes terá lugar o lançamento do livro Zé Cachadinha. Um Cantador do Povo, da autoria do etnógrafo e músico Augusto Canário, o líder do grupo Cantares do Minho, e artista de TV e demais palcos.

Na segunda – feira, terceiro e último dia das festividades, consagrado à padroeira, Nossa Senhora das Dores, as celebrações iniciam-se pelas 7,00 h com a Feira (quinzenal), seguidas às 10,30 h com a missa solene na Igreja Matriz em honra da Virgem, com a qual encerram esses momentos que assinalam as Feiras Novas, Festas de Setembro, Festa da Senhora das Dores ou Festas de Ponte de Lima, como são referidas em documentos desde a sua fundação em 5 de Maio de 1826, então reinado de D. Pedro IV.

Mas em ano atípico para a Festa, (que não há), a segurança e regras sanitárias em vigor serão apertadas! O Comando local da PSP visitou todos os comerciantes da restauração, informando do cumprimento rígido do horário de funcionamento. Assim, bares, cafés e restaurantes terão de encerrar à 1 hora da madrugada, pela legislação em vigor.

É que, ou por férias agendadas, ou por tradição e visita a familiares e amigos, ou quiçá descobrir o Portugal interior, minhoto, com fim de semana de calor, é aguardada alguma movimentação de turistas, forasteiros por estes três dias!

A confirmar tal afirmação, sabemos que alojamento local, hotéis e residenciais têm a sua capacidade quase esgotada, assim como aumentaram hoje as reservas para encontros `a mesa. As escolhas, antecipadas de menú, apostam na cozinha regional, designadamente na vila e freguesias vizinhas da Correlhã e Ribeira, com Sarrabulho à moda de Ponte de Lima e Bacalhau confecionado de várias maneiras; ou, um Leitão à Bairrada, em Arcozelo, segundo pesquisas efectuadas.

A vivacidade está presente na Festa Limiana: é que, muitos são os que trajam com t -. Shirts de anos anteriores, chapéus de palha, lenços e outros adereços recordativos, para além de montras decoradas sob o tema FEIRAS NOVAS sempre…

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.