Festas do Concelho de Valença, regressam de 11 a 15 de Agosto



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


As Festas do Concelho de Valença o Minho, interrompidas pelo surgimento da COVID – 19, regressam de 11 a 15 deste mês, informou o município presidido por José Manuel Carpinteira.

O programa, com actividades culturais e recreativas distribuídos pelos cinco dias de celebração em honra de Nª Sª do Monte do Faro, preenchem dia e noite. Na música, tradicional e mais diversificada, há a a registar a presença dos Sons do Minho e Ana Bacalhau.

Novidade, na linha das tradições agropecuárias do território valenciano, será o regresso do Cortejo Etnográfico, essa montra viva da faina agrícola e mesteres multicentenários, em uso, ou recriados. Tal evento decorrerá no Domingo, 14 de Agosto, com início às 18,00 horas.

Para a concretização desse projecto, rigor e desempenho da acção proposta, a vereadora e vice do município, Ana Paula Xavier, reuniu com todos os Presidentes de Junta, a fim de elencar a representação de cada localidade: tema a representar, figurantes, carros alegóricos, animação e restante acompanhamento do Quadro alusivo á temática escolhida. Um desdobrável informativo será publicado, identificando o itinerário, desfile dos Usos e Costumes, Actividades Agrícolas, etc.

No âmbito do megaprograma dedicado aos valencianos, emigrantes e forasteiros, a organização garante também o Espaço Freguesias, com barraquinhas para saborear petiscos locais, assim como os restaurantes propiciarão menús tradicionais, destacando – se o prato local: Bacalhau à (Pousada de) S. Teotónio, precisamente quando ocorrem sessenta anos da sua inauguração, além de numerosas entradas e doces regionais.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.