Minho com 100 Variedades de maçã



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Trabalho experimental na Escola Agrária de Ponte de Lima

Conhecido investigador na área da fruticultura do Minho e professor da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima / Instituto Politécnico de Viana do Castelo, José Raúl Rodrigues já registou mais de uma centena de variedades de maçã na região.

O objectivo principal do estudo em causa é recuperar árvores em vias de extinção, plantá-las e reintroduzi-las nas receitas gastronómicas e vínicas.

Ao logo de uma dezena de anos, Raúl Rodrigues pesquisa e planta as variedades de macieiras num pomar com aproximadamente já com um milhar de plantações, no âmbito do seu trabalho experimental.

O levantamento e a catalogação das espécies já foi concluído, depois de percorrer o Minho, entre quintas antigas, agricultores, fotografias e recolha das espécies vegetais.

A maçã do Minho tem alguns nomes curiosos, ora de origem popular, ora geográfico ou de outro motivo.

Eis algumas da variedades de maçãs identificadas pelo docente da ESA, entre mais e menos conhecidas do Portugal frutícola e razões de designação: Porta da Loja (porque eram guardadas na loja das residências, piso térreo; Pipo de Basto, Três ao prato (pelo seu tamanho, três unidades enchem um prato), Sangue de boi, Camoesa, Beijo da Raínha, Boa Vontade, Abadia, dos Namorados, entre outros.

Mas, com a massificação do produto, as maçãs tradicionais minhotas estão a ser substituídas por outras. Referimo-nos às variedades Golden, Starking ou Reineta, por exemplo.

Com a preservação das variedades regionais do fruto, pretende-se também obter um potencial económico, razão e sustentabilidade, pois falamos de um produto autóctone pelo que temos de valorizá-lo, sustentou Raúl Rodrigues.

Neste contexto, há a realçar a constituição em Ponte de Lima de uma micro – empresa de comercialização de Vinho de maçã – Sidra – por duas alunas do curso de Biotecnologia da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

Patrícia e Marlene instalaram-se junto das Lagoas de S. Pedro de Arcos e Bertiandos, com apoio do município de Ponte de Lima, e têm participado na divulgação do produto em Feiras do sector, designadamente em Portugal e Espanha. Aliás, no país vizinho, receberam uma medalha de prata no VI Salão Internacional de Sidras de Gala, pela produção do vinho com as variedades Porta da Loja e Camoesa de Paredes de Coura. Mas, a sidra está á venda em lojas de Ponte de Lima, Braga e Lisboa.

Mas, para Raúl Rodrigues, para além de bebida, a maçã regional minhota pode ser reaproveitada para a gastronomia. É o caso da sua utilização nas Tartes e Tortas, e mesmo pão com utilização do fermento. 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.