NAV Portugal preparou "plano especial" para espaço aéreo



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A NAV Portugal indicou hoje que preparou um plano especial para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e admitiu desviar voos do aeroporto de Lisboa para Porto e Faro em caso de necessidade.

Numa resposta enviada à Lusa, a NAV Portugal (Navegação Aérea de Portugal) refere que preparou um plano especial para a JMJ, tendo em conta “a complexidade do evento e a sua localização dentro dos limites da área terminal de Lisboa”.

Segundo a NAV, esse plano foi coordenado com todas autoridades civis e militares que têm competências neste setor de atividade.

Aquela entidade que controla o tráfego aéreo em Portugal refere também que durante a semana da JMJ “poderá existir a necessidade de regulações adicionais” devido à existência de zonas de exclusão aérea para proteção do voo do Papa Francisco, que visita Portugal entre 02 de 06 de agosto.

Quando foi apresentado o plano de segurança para a JMJ, o secretário-geral do Sistema de Segurança Interna afirmou que este encontro vai obrigar à definição de quatro zonas de exclusão aérea nas regiões de Lisboa e Fátima, mas os voos comerciais serão permitidos nos aeroportos da capital e de Cascais.

Segundo a NAV, diariamente estão previstos, durante a semana da JMJ, cerca de 700 voos no aeroporto de Lisboa e 2.000 na Região de Informação de Voo de Lisboa, que compreende o território de Portugal Continental e o arquipélago da Madeira.

A ANA refere também que “em condições normais” o desvio de voos para outros aeroportos não acontece, mas “caso venha a ocorrer alguma disrupção não prevista”, a solução de desvio de voos do aeroporto de Lisboa para o Porto e Faro “poderá vir a ter lugar”.

A ANA salienta ainda que não estão previstos voos adicionais no aeródromo de Cascais.

O pico de tráfego deste verão ocorreu no passado dia 22 de julho com 1972 voos na região de informação de voo de Lisboa e 712 movimentos controlados pela torre de controlo de Lisboa no dia 16, refere a NAV, que estima que o pico deste verão ocorra na semana de 14 a 20 de agosto.

Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa para a JMJ.

As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo e no Parque Eduardo VII, no centro da capital.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tony Da Silva
Author: Tony Da SilvaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.