SARRABULHO JUNTOU EMIGRANTES NO SOLAR DO TABERNEIRO



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


No seguimento do Mini – Torneio de Futebol de 11 realizado no passado dia 10 no campo do Águias de Souto, no qual participaram representações da comunidade Luso – portuguesa da região de Paris, realizou-se ontem um outro convívio, desta vez à mesa!

O prato escolhido, naturalmente – Sarrabulho á moda de Ponte de Lima – no restaurante Solar do Taberneiro, com o grupo acolhido pela simpatia constante dos proprietários: Álvaro Araújo e D. Cassilda Quezado e a filha Joana.

Como entradas, pontificaram uma chouriça caseira de Perre, paio do cachaço, do lombo, chouriça de carne e a mui medalhada alheira de galo, tudo da MinhoFumeiro na Correlhã, e o Folar Limiano, uma Bola de enchidos já reconhecida Europa fóra e mais além, produzida pelo Chef Victor Lima, na Baldrufa, próximo ao cruzamento da Ponte Senhora da Guia.

Para molhar esses entreténs e seguidamente o jantar, foram selecionados dois Loureiros: o da Casa da Cuca, em Moreira de Lima, e o da Aromas4U, com sede no pólo empresarial da Gemieira.

O grupo de dúzia e meia de amigos era constituído por dirigentes das principais associações de emigrantes na metrópole parisiense e na Córsega: Luis Esteves, Presidente da Associação Luso – Francesa de Saint Cyr L´ École, do Rancho Os Lusitanos e Grupo de Cordas, Versalhes; Glória Silva, Presidente Emérita da dos Amigos de Portugal - Drancy e do grupo Romarias do Minho, Paris; Margarida Ribeiro, do mais antigo grupo folclórico português em França, a Ronda Típica de Chalette– Sur – Loing Margarida Ribeiro (Órleães), cidade geminada em 1988 com Ponte de Lima; Clara Fernandes, Presidente do Rancho Folclórico dos Emigrantes Portugueses de Ajaccio (Córsega). Completaram as presenças, o Presidente da Casa do Minho em Lisboa, Paulo Duque e o Director de Jornalismo do CESE (Comité Económico e Social) em Bruxelas, António Fernandes, um “ embaixador” da cultura popular portuguesa na Bélgica, com participação ou organizador de numerosos eventos anuais como tocador de concertina, acordéon, guitarra, viola e cavaquinho.

A rematar o repasto, uma surpresa da Pastelaria Doce Encontro, da Feitosa, cruzamento para os Bombeiros Voluntários: o mestre Bruno Alves, autor do doce típico Maravilha do Lima, então ao serviço d ”O Farinheiro”, na Seara, agora empresário, deliciou os comensais com uma Torta de Limão. Trata-se de um doce que atravessa ainda a fase de testes, e poderá ser a base para um outro, representativo da tradição doceira entre nós, sublinhou.

A festa terminaria no Villa Club, a convite do jovem João Gomes, Presidente do renascido futebol do Águias de Souto, com escolhas no seu mundo de conhecimento dos Gin´s e de cervejas belgas para fechar a noite.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.