Areias polémicas na praia de Moledo do Minho



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


É sobejamente conhecida e procurada a praia de Moledo do Minho, situada no concelho de Caminha. Praia procurada por ser muito rica em iodo, mas destaca-se sobretudo pela sua paisagem envolvente. O seu areal, tem diminuído ao longo dos anos, mas ainda consegue receber muitos veraneantes do Concelho e não só.

Todos os anos a sua limpeza não é descurada até porque é necessário manter a sua qualidade demonstrada pela atribuição do galardão máximo da bandeira azul. Mas, há cerca de três semanas surgiu através de uma rede social a polémica pela colocação de areia na praia e a sua origem. Um apaixonado e visitante desta praia filmava e mostrava a sua indignação pela colocação de areia proveniente do rio Minho na zona perto do moinho na praia de Moledo. Destacava que a areia estava poluída, suja e com cheiro.

Este órgão de comunicação social contactou com Joaquim Guardão, presidente da Junta de Freguesia de Moledo, que confirmou que essa « barreira foi aí colocada pela APA Agência Portuguesa do Ambiente, para consolidação da duna. O material é todo ele proveniente da dragagem realizada no Rio Minho. Claro que o aspecto não é o melhor, contudo, quando o estorno crescer já não se notarão os inertes.

Por sua vez, o município caminhense liderado por Miguel Alves salientou que existem « polémicas que ainda nos surpreendem, pelos mais variados motivos. Esta, além de estéril, é absurda e revela, pelo menos, uma gritante desatenção pela vida do concelho, por parte de quem a criou ou pretendeu despoletar».
Esta autarquia, ainda, recordou que já tinha informado sobre a operação global, orçada em cerca de meio milhão de euros, que tinha uma dupla finalidade: melhorar as condições de navegabilidade para os pescadores de Caminha, retirando sedimentos do leito do rio, posteriormente aplicados na protecção, reabilitação e reforço do cordão dunar entre Camarido e Moledo.

«Por várias vezes também, informámos que foram realizadas previamente análises com vista a assegurar a qualidade desses sedimentos. Aliás, para sermos ainda mais precisos, para avaliar a qualidade dos sedimentos, a Polis Litoral Norte submeteu e viu aprovada pelo POSEUR - Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, uma candidatura para realização do levantamento batimétrico e análise de sedimentos na Foz do Minho.

Esta candidatura permitiu recolher informação bastante valiosa para o concelho de Caminha. O levantamento do leito do rio permitiu assegurar a qualidade da areia», salientou o executivo caminhense.

Tudo indica que a praia de Moledo continua preparada para receber os seus veraneantes …

 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.