Autarquia de Caminha preocupada com fileira de lítio na Serra d’Arga



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, salientou ontem a “com “a proposta de desenvolvimento de uma fileira integrada de lítio e fabrico de baterias no território transfronteiriço que pode ditar uma intervenção mineira prejudicial ao território do concelho”, refere em comunicado. O autarca apresentou ontem as suas preocupações na consulta pública promovida pelo Governo sobre o Plano de Recuperação e Resiliência.

Recordar que o Movimento SOS Serra d’Arga alertou as câmaras e entidades que estaria previsto no Plano de Recuperação e Resiliência um projecto transfronteiriço com Espanha de exploração de lítio.

Este movimento cívico salientava que Portugal “pretende desenvolver com Espanha uma fileira industrial e de inovação de processos e produtos, completa, que permita o bom aproveitamento – usando técnicas de ‘green mining’ – para o lítio existente nos dois países, desenvolvendo um projecto transfronteiriço para a construção e reciclagem de baterias elétricas para automóveis”, sublinhava num documento enviado às autarquias e entidades do distrito de Viana do Castelo.

A Serra d’Arga abrange uma área de 10 mil hectares nos concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo e Ponte de Lima, dos quais 4.280 hectares se encontram classificados como Sítio de Importância Comunitária.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.