Caminha: Forças políticas congratulam-se com o lítio fora da serra de Arga



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


As manifestações de alegria e congratulação por o território da serra de Arga estar excluído das pretensões do governo para a exploração de lítio na serra de Arga fazem-se ouvir … A par também da satisfação da população do Alto Minho.

O município de Caminha fez-se ouvir numa publicação na sua página de facebook em que Miguel Alves, presidente da câmara de Caminha, refere que esta é uma “vitória de todo o concelho de Caminha, do Alto Minho, da união dos argumentos e da credibilidade”.

Por sua vez, os vereadores da coligação o concelho em primeiro também mostraram a sua satisfação pelo recuo do governo quanto à exploração de lítio naquela serra minhota e, ainda, enalteceram o trabalho de Liliana Silva, vereadora do PSD.” A vereadora Liliana Silva, que em 2019 era Deputada à Assembleia da República, foi a primeira pessoa a dar voz a este problema, tendo levantado essa bandeira e um distrito inteiro em prol de uma causa, afirma Valeu a pena ter dado voz ao problema da exploração do Lítio e enfrentado os "gigantes", quando alguns não queriam que eu o fizesse. Valeu a pena ter acordado o País em 2019 acerca do nosso problema e ter acordado outros que só em 2020, quando viram que a força da população era como uma onda gigante e imparável”.

Estes vereadores ainda sublinharam que o que os moveu “foi a defesa da Serra D’Arga, pusemos todas as diferenças de parte e fomos procurar a união, o diálogo e os consensos para mostrarmos de forma convicta que não queríamos a viabilidade deste Programa Nacional de Exploração Mineira que o Governo encetou. O Alto Minho demonstrou ser implacável e imparável no que se refere à defesa do seu património.

E, finalmente, o Bloco de Esquerda também se congratulou com a boa nova e acusou o governo de desplante. “A alegação das restrições ambientais prendem-se, diz o Governo, com a "expectável classificação como Área Protegida de mais de metade da superfície considerada” e diz isto com o desplante de quem parece que só descobriu esse factor agora mesmo. A tal expectativa não surgiu agora, já existia antes, mas foi propositadamente ignorada. Note-se bem que esta inflexão surge após a apresentação daquele Relatório de Avaliação Ambiental Preliminar do Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio, onde nenhuma expectativa foi ponderada, mas surge também – e principalmente – após a forte e firme reação da população alto minhota e, claro, dos caminhenses”.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.