Euforia rumo S. João d’Arga



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


"Ó meu Senhor S. João / Casai-me que bem podeis / Já tenho teias de aranha / Naquilo que bem sabeis"…
Esta será certamente uma das quadras que se fará ouvir no próximo dia 28 de Agosto, altura em que acontece uma das mais genuínas festas minhotas, a romaria a S. João de Arga.
Este ano no início de cada celebração eucarística decorrerá a bênção dos sobreiros que cada peregrino poderá levar para casa. Será uma espécie de compromisso que cada peregrino assumirá para fazer o que estiver ao seu alcance pela proteção ambiental.

O mosteiro de S. João de Arga irá receber na noite de quarta para quinta-feira milhares de peregrinos que movidos pela fé”, sobem a serra para venerar o santo milagreiro, numa romaria secular, considerada das mais típicas em Portugal.

Todos os romeiros pedem todos os anos a São João Batista cura para quistos, verrugas, doenças de pele e infertilidade, ou mesmo uma ‘ajudinha’ para arranjarem casamento. O «penedo do casamento» é dos pontos mais característicos e conhecidos, nomeadamente por aqueles que procuram o par ideal. Para que o desejo seja atendido, as pessoas têm de executar uma pequena tarefa: atirar uma pedra para o penedo e esperar que ela se mantenha lá em cima à primeira. É sinal de que se casará dentro de um ano. Se só acertar à segunda tentativa o casamento só acontecerá dentro de dois anos. A lógica mantém-se até acertar.

Se uns são movidos pela fé, outros romeiros procuram a festa para ouvir as concertinas, o despique das bandas de música que tocam no adro ou simplesmente para beber “chiripiti”, uma mistura de mel, produzido naquela serra, com aguardente “para espantar o frio” …
Todos rumo a S. João de Arga! …

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.