Exploração de lítio na Serra d' Arga vai mesmo avançar…



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A exploração de lítio vai mesmo avançar na Serra d’Arga, em Caminha, e, supostamente tudo aponta que arranque ainda no primeiro trimestre de 2020.
ministro do Ambiente e Ação Climática, João Matos Fernandes, mostrou-se convencido que as explorações de lítio no país possam arrancar após a aprovação de um decreto-lei que deixe claras “as novas exigências ambientais”.

Para este governante a exploração de lítio “é uma grande oportunidade para Portugal” e é necessário “conjugar tudo isto numa nova estrutura legal”.

Recentemente, o partido dos Verdes fez saber através de nota que “a indústria extrativa ou qualquer outra atividade não pode nem deve colocar em causa o ambiente, a biodiversidade, os ecossistemas nem comprometer a própria qualidade de vida das populações, pelo que em sede de OE2020 já apresentou 2 propostas de alteração.

Uma dessas propostas tem “o objetivo da Realização de Avaliação Ambiental Estratégica, de âmbito nacional, de Mineração com especial ênfase sobre a prospeção, pesquisa e exploração de depósitos minerais de lítio e minerais associados. Já a outra “para que se constitua uma Comissão de Acompanhamento para cada local de prospeção, pesquisa de depósitos minerais de lítio e minerais associados ou outro minerais”.

Recorde-se que no passado mês de Julho, o Governo decidiu “excecionar” o sítio Rede Natura 2000 Serra d’Arga do conjunto de áreas a integrar no concurso para a prospeção de lítio, mas o porta-voz do movimento SOS Serra d’Arga asseg

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.