Juntas, Educação, protecção Civil e investimento são as prioridades do executivo caminhense



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A Câmara Municipal de Caminha fez saber em nota que «até ao final do primeiro trimestre deste ano, as Juntas de Freguesia do concelho vão receber a totalidade do valor das receitas correntes a atribuir pela Câmara».
«Apesar dos cortes realizados, há um compromisso muito forte para poder manter e apoiar a actividade de cada um destes organismos tão importantes para o nosso concelho. As transferências correntes e de capital mantêm-se tendencialmente»,  explicou o presidente da autarquia caminhense, Miguel Alves. Este autarca local ainda referiu que estes órgãos do Poder Local, em conjunto com os sectores da Educação e da protecção Civil, são encarados como prioridade nas previsões de investimento para o corrente ano.

Previsto está que as juntas de freguesias recebam um valor próximo dos 200 mil euros.
Mas, o executivo também prevê uma «forte contenção nas despesas correntes, transversal a quase todas as rubricas?, com excepção das três áreas referidas. «As Juntas de Freguesia, apesar da grande contenção nas obras não co-financiadas e na total contenção de obras novas não co-financiadas, acabam por ver intactos e sem cortes os valores das transferências correntes e de capital que já eram atribuídos nos anos anteriores».

«Um esforço grande do Município que se faz por ser justo e virtuoso»,  sublinha o presidente da Câmara.
Estes temas e, ainda, as GOP e o Orçamento foram aprovados com os votos da maioria no Executivo. A oposição votou contra os documentos.

«Orçamento marcado por erros, omissões e descidas acentuadas de transferências para as freguesias, educação e apoio às famílias»
É desta forma que o Partido Social Democrata de Caminha faz saber a sua posição e a razão por terem votado contra o GOP e Orçamento 2018.

Esta força política também sublinhou que o orçamento está «enquadrado em promessas, com imensas omissões perigosas sobre a realidade financeira do município, com muitos erros e divergências nos mapas de apoio. E fala, ainda, em descida «acentuada» nas transferências para as freguesias, na educação e no apoio às famílias.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.