Vigília pelo não encerramento do centro Benjamim



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Esperança e não baixar os braços é o objectivo das funcionárias do centro de acolhimento temporário de crianças e jovens em risco, Benjamim, de Seixas.Como tal, convocaram uma vigília para a próxima terça-feira, 27 de Março, pelas 19.30 horas, que ocorrerá no centro da vila de Caminha, e com velas pretende-se alertar e mostrar o descontentamento por o encerramento deste centro.

Recordar que a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental, responsável pelo centro Benjamim, comunicou às trabalhadoras, no dia 1 de Março, e anunciado por este jornal, a sua intenção de extinguir aquela resposta social invocando a «inviabilidade económica».
Por outro lado, também foi referido que o centro Benjamim teria ao longo de 11 anos um prejuízo acumulado de 420 mil euros.

Recordar que este centro estava preparado para receber 12 crianças e jovens em risco, de ambos os sexos, até aos 18 anos. Surgiu da candidatura da APPACDM de Viana do Castelo, no ano 2000, ao Programa “Ser Criança” e que contou com os seguintes parceiros sociais: Câmara Municipal de Caminha, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Caminha, Câmara Municipal de Paredes de Coura, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Paredes de Coura e Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Viana do Castelo. A sua abertura aconteceu em 11 de Novembro de 2002.

As linhas de orientação do centro Benjamim assentava na Negligência, abuso Sexual, maus tratos físicos ou abuso emocional, entre outros como: deficiência Mental e Multideficiência, Alcoolismo. 

 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.